
Mesmo em fortes crises, como a que abalou a Grécia e consequetemente toda a economia europeia, há quem consiga lucrar. O mercado imobiliário helénico é um claro ganhador, com o negócio de venda de ilhas em alta. No espaço de um ano, tanto se vende mais, como mais caro. Os preços por metro quadrado (m2) subiram 500 euros, para uma média de 3000 euros por m2.
A Grécia tem cerca de seis mil ilhas, entre propriedade privada e estatal, e cerca de uma dezena estão no mercado. O jornal i conta que a procura tem sido grande, citando o license partner da Engel & Võlkers em Rodes, Georg Petras. O responsável não tem dúvidas em afirmar que "este é o melhor momento para investir em imobiliário grego".
A explicação, tal como escreve o jornal, é simples: os preços praticados na ilha de Rodes (onde já investiram por exemplo Waren Buffett ou Johnny Depp) são mais atrativos em relação a outros destinos internacionais e "agora que o futuro da Grécia na zona euro parece seguro, a procura de imóveis de elevada qualidade aumenta e o mercado imobiliário torna-se mais estável".
Na maioria dos casos, os proprietários de casas de férias e residências de luxo em Rodes são estrangeiros com grande poder de compra ou expatriados gregos. O maior número de pedidos para segundas residências em Rodes provém da Alemanha, Áustria e Suíça, mas também existem também interessados do Reino Unido, de outros países da Europa central e de países externos à União Europeia.
No espaço de um ano, segundo adianta ainda o i, os preços subiram na ordem dos 500 euros por metro quadrado e atingem agora os três mil euros, no caso das propriedades com vista para o mar.
Já ao sul da ilha, os preços variam entre mil euros por metro quadrado para casas tradicionais e os quatro mil euros para casas com terreno.
No entanto, em Lindos - considerado património histórico e cultural e principal foco do imobiliário de luxo da ilha -, os preços vão dos 2500 até aos seis mil euros por metro quadrado.
O centro e os subúrbios da cidade de Rodes são os preferidos pelos compradores de primeira habitação. Ali, o preço dos imóveis com endereços centrais varia entre 1600 e 3500 euros por metro quadrado.
Para poder comentar deves entrar na tua conta