Comentários: 0
A cratera encontra-se no deserto de Karakum, no Turquemenistão
Está ativo desde 1971 Medios

No deserto de Karakum, em Darvaza, a cerca de 300 quilómetros de Asgabate, capital do Turquemenistão, existe um poço onde as chamas deflagram há mais de 40 anos. 

Tudo começou em 1971, quando um grupo de geólogos russos exploravam a zona em busca de campos de petróleo. A pesar de não haver qualquer relatório oficial sobre os eventos que ocorreram, reza a história que, durante a exploração inicial, os geólogos ficaram tão felizes com todo o hidrocarboneto que descobriram que não pensaram nas consequências de uma perfuração naquela área.

Decidiram, então, perfurar uma caverna natural que incluía uma pequena abertura de gás natural que acabou por ceder. O resultado está à vista (nas fotos): criou-se um enorme buraco com mais de 60 metros de diâmetro e 30 de profundidade.

A verdade é que a cratera está ativa desde 1971, ou seja há 47 anos. A “Porta do Inferno”, como é conhecida, é uma atração turística que à noite mostra todo o seu esplendor. O intenso calor que emana do buraco apenas permite que os mais curiosos se aproximem do local por poucos minutos, já que a temperatura fica insuportável.  

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade