Um projeto de arquitetura do estúdio Mecanoo.
Comentários: 0
Uma residência remota no interior da Holanda
Fachada da bonita casa Mecanoo

Todas as quintas-feiras abrimos as portas de uma casa de sonho. E desta vez levamos-te à Villa Vught, uma residência remota no interior da Holanda, que se destaca das demais pela sua arquitetura diferente, integrada simbioticamente na paisagem circundante, repleta de terras de cultivo.

O estúdio Mecanoo trabalhou para reintrepretar a tipologia dos edifícios e casas do ambiente agrícola de Vught, uma pequena cidade com pouco mais de 25 mil habitantes localizada na província de Brabant. Tradicionalmente, o “hoeve” holandês é um conceito que se refere a um conjunto de quintas e casas agrupadas em torno de um pátio. O estúdio resgatou esse conceito, atualizando-o de uma forma notável.

Os edifícios que compõem esta moderna casa estão localizados de tal maneira que constroem um espaço central protegido, mas ao mesmo tempo aberto para a paisagem circundante, com um arranjo espacial que serve de guia à configuração do projeto.

Este conjunto moderno que bebe da tradição rural holandesa é composto por três grandes edifícios diferentes, que de certa forma se assemelham a uma pequena vila. Cada uma das estruturas cumpre uma determinada função. Por um lado, encontramos um edifício, o mais alto, que contém o quarto principal, quartos para crianças nos andares superiores e um terraço. De cima, é possível desfrutar de uma vista maravilhosa para a vasta paisagem.

Essa estrutura principal contrasta com as outras duas, que oferecem funções complementares, imitam a forma de celeiros com telhados de duas águas e estão diretamente conectadas aos jardins circundantes. Um deles, contém uma sala de estar, uma cozinha com sala de jantar e um amplo terraço, com uma área de trabalho e sala de jogos localizadas no primeiro andar.

O outro celeiro possui um amplo espaço de cozinha aberta, projetado para receber até 20 pessoas, de modo que estas possam participar em aulas de culinária, oficinas e atividades de trabalho.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta