A segunda edição da +Concreta – Tendências para Arquitetura e Interiores, estará na Exponor, na Alfândega do Porto, nos próximos dias 6 e 7 de novembro.
Há quem desenhe para a eternidade e quem projete para o impacto imediato. É neste segundo universo que encontramos Maria Tiago, arquiteta da Feeders, uma empresa de arquitetura efémera.
O mercado imobiliário de luxo em Portugal está a crescer. E com ele emergem tendências de design e arquitetura de interiores. As casas de luxo que reflitam identidade, conforto e sofisticação são cada vez mais valorizadas.
O betão, assim como a pedra, é um material robusto que, dependendo de como é tratado e apresentado, pode fazer-nos lembrar construções defensivas, como castelos ou fortalezas.
O Estádio José Alvalade, em Lisboa, está prestes a entrar numa nova fase da sua história: o projeto Alvalade 2.0 trouxe uma ambiciosa renovação com intervenções destinadas a melhorar a experiência dos adeptos e modernizar a infraestrutura. A primeira fase da requalificação inclui o fecho do fosso, a ampliação das bancadas, a criação de novos lounges VIP, a introdução de tecnologia moderna e a transformação do Museu do Sporting.
O Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, lançou um concurso público para a construção em escala reduzida de cinco edifícios da autoria de arquitetos contemporâneos, disse o diretor do parque temático.
Portugal e Espanha partilham desafios semelhantes na área da habitação, perante a alta pressão da procura face à escassa oferta existente, que tem elevado os preços das casas para novos patamares. E ambos os países vão unir-se para modernizar a habitação, apostando na construção industrializada. Os primeiros passos já foram dados.
“Tudo está a mudar. Desde os materiais à forma como projetamos edifícios e cidades. A inteligência artificial (IA), por exemplo, não substitui arquitetos, mas transforma profundamente a forma como trabalhamos”.
As casas transformam-se e adaptam-se a novas realidades, e a mesa continua a ocupar um lugar de destaque no desenho da vida quotidiana. Mais do que um elemento funcional, tornou-se um símbolo de ligação entre pessoas, ideias e emoções.
Nos últimos anos, algumas tendências da arquitetura residencial experimentaram um fenómeno único: um regresso às formas tradicionais, mas reinterpretadas com uma abordagem contemporânea.
O dicionário de língua portuguesa diz-nos que a palavra ecologia tem origem no grego oikos (casa, lugar onde se vive) e logos (estudo), significando literalmente “estudo da casa” ou “estudo do ambiente onde se vive”. Neste atelier, localizado no Porto, o conceito é levado muito a sério e torna-se visualmente evidente em todos os projetos.
O arquiteto Álvaro Siza Vieira apresentou esta quarta-feira, dia 16 de julho, um projeto de loteamento para a Avenida da Ponte, no Porto, para onde desenhou habitação, edifícios para serviços culturais, um grande jardim, uma praça e um miradouro.Na apresentação realizada esta quarta-feira no edifíci
Dois projetos portugueses foram premiados pelo World Architecture Festival (WAF), que este ano se realiza em Miami, nos EUA, de acordo com a lista de vencedores disponível no site do evento. O júri da edição de 2025 do festival de arquitetura distinguiu 28 projetos de arquitetura contemporânea, com o prémio WAFX, em diversas áreas, incluindo o “Echoes of the Void”, do Segmento Urbano, em São Miguel, nos Açores, e o Polo de Saúde da Universidade de Évora, do gabinete CLOU architects, ambos na categoria de Envelhecimento e Saúde.
Quando a arquitetura se cruza com a educação dos mais pequenos, nascem projetos que fazem a diferença. O projeto “Pequenos Arquitetos”, uma iniciativa pioneira da Aura Investimentos Imobiliários, veio mostrar que as novas gerações têm muito para dar ao setor da arquitetura e do design.
João Completo recebeu-nos em casa dos seus pais em Palmela: discreta, acolhedora e cheia de pormenores fascinantes. Este projeto funcionou como obra inaugural e laboratório prático.
A cooperativa Outeiro - Lugar Comum, Cooperativa de Habitação, CRL, com o apoio técnico do Conselho Directivo Regional do Norte (CDRN) da Ordem dos Arquitetos (OA), está a promover um concurso privado para o desenvolvimento do projeto de arquitetura para um conjunto habitacional, que inclui edifícios a reabilitar, novas construções e serviços comuns em regime de cooperativa de habitação. Os interessados podem entregar as respetivas propostas até dia 21 de julho de 2025, às 17h00.
O atelier português Openbook foi distinguido com o prémio ‘Popular Choice Award’ na categoria de ‘Best Commercial Firm’ na 13.ª edição dos Architizer A+Awards, um dos mais conceituados concursos internacionais de arquitetura contemporânea.
Há mais um arquiteto português a dar cartas além-fronteiras. Tiago Sá venceu o concurso “Europe 40 under 40”, que distingue os 40 jovens arquitetos e designers mais promissores da Europa.
A Estação Sul e Sueste, um prédio de habitação, um edifício do ISCTE, o Funicular da Graça e o Liceu Camões são os vencedores dos Prémios Valmor e Municipal de Arquitetura 2021-2024, anunciou esta terça-feira (3 de junho de 2025) a Câmara Municipal de Lisboa (CML).
Há várias décadas que os grandes centros comerciais abandonaram os centros das cidades para se instalarem nas periferias, dando origem a complexos comerciais de grande escala, com dezenas de lojas e espaços de venda a retalho.Por isso, ao pensar num centro comercial típico, o que nos vem logo à cabe
A escola internacional e festival de arquitetura Cabin Fever está de volta este verão a Česká Kamenice, na República Checa. De 23 a 31 de julho de 2025, os estudantes e jovens amantes da arquitetura de todo o mundo são convidados a desenhar e a construir cabanas de madeira.
"Uma casa não se faz só para quem lá vive. É uma peça dentro de um contexto, que influencia o tecido social, histórico e até emocional do lugar." As palavras do arquiteto António Costa Lima são ditas de forma pausada e tranquila, em conversa com o idealista/news.
A Casa da Arquitectura recebeu o acervo do arquiteto Agostinho Ricca (1915-2010), um dos nomes mais relevantes da arquitetura portuguesa do século XX. O espólio foi entregue por Helena Ricca, filha do arquiteto, em representação dos herdeiros, e conta com a colaboração do arquiteto João Luís Marques, responsável pela organização e catalogação do arquivo desde 2012.
Recebe as nossas últimas notícias no teu endereço eletrónicoSubscrever