
Este gráfico espetacular publicado pelo Our World in Data mostra quantos humanos já viveram no passado e que quantidade de pessoas está viva atualmente. É difícil quantificar toda a Humanidade porque é complexo determinar a data de início da Humanidade. Mas os demógrafos Toshiko Kaneda e Carl Haub usaram os 190.000 a.C. como ponto de partida.
Concluíram que se nos mantivermos a salvo uns dos outros – nos protegermos de possíveis catástrofes naturais ou de nós mesmos – estamos apenas no início da história da Humanidade, segundo o gráfico do Our World in Data.
Quantos vieram antes de nós? Os demógrafos estimam que nesses 200.000 anos viveram e morreram cerca de 109.000 milhões de pessoas, a quem devemos agradecimentos pela civilização em que vivemos. As línguas que falamos, a comida que cozinhamos, a música que gostamos, as ferramentas que usamos. O que sabemos aprendemos com elas. As casas em que vivemos, a infraestrutura da qual dependemos, as grandes conquistas da arquitetura: muito do que vemos ao nosso redor foi construído por eles.
Quanto ao nosso presente, em 2022 vivem 7.950 milhões de pessoas. Somados aos que morreram, cerca de 117.000 milhões de seres humanos nasceram desde os primórdios da Humanidade moderna.
Isso significa que aqueles de nós que estão vivos agora representam cerca de 6,8% de todas as pessoas que já existiram. Nesta ampulheta gigante em vez de se medir a passagem do tempo, mede-se a passagem das pessoas.
Quantas pessoas vão nascer no futuro?
Não se sabe. Mas sabe-se que o futuro é imenso e que o universo existirá por trilhões de anos. Podemos usar esse facto para ter uma ideia de quantos descendentes poderíamos ter nesse imenso futuro que nos espera.
O número de pessoas no futuro depende do tamanho da população num determinado momento e quanto tempo cada uma delas viverá. Mas o fator mais importante será a duração da Humanidade.
Uma maneira de pensar em quanto tempo podemos sobreviver é perguntar quanto tempo outros mamíferos sobrevivem. Acontece que a vida útil de uma espécie típica de mamífero é de cerca de 1 milhão de anos. Vamos pensar num futuro em que a Humanidade existe há 1 milhão de anos: 200.000 anos já estão atrás de nós, então ainda haveria 800.000 anos pela frente.
Considera um cenário em que a população se estabiliza em 11.000 milhões pessoas (segundo projeções da ONU para o final deste século) e em que a esperança média da vida aumenta para 88 anos.
Quer isto dizer que, no futuro, haveria 100 biliões de pessoas vivas nos próximos 800.000 anos. O gráfico mostra isso. Cada triângulo representa 7.950 milhões de pessoas: é a forma do triângulo verde da ampulheta acima e corresponde ao número de pessoas vivas hoje me dia. Cada linha representa o nascimento de meio bilião de crianças. Para 100 biliões de nascimentos existem 200 filas.
Uma coisa que nos diferencia é que agora - e isso é um facto recente - temos o poder de nos destruir. Desde o desenvolvimento das armas nucleares, está na nossa mão o poder de matar todos os que estamos vivos e pôr fim à história da Humanidade.

Para poder comentar deves entrar na tua conta