Era neste castelo, situado em Royal Deeside, Aberdeenshire (Escócia), que a família real britânica costumava passar férias,
Comentários: 0
Os segredos do Castelo de Balmoral
GTRES

Foi no Castelo de Balmoral, na Escócia, que a Rainha Isabel II passou os últimos dias – morreu dia 8 de setembro de 2022, aos 96 anos, deixado um legado que fica para a história, tendo estado no trono durante mais de 70 anos. Um monumento, de resto, que era usado pela família real britânica como destino habitual de férias. Desvendamos alguns dos seus segredos. 

São várias as curiosidades em torno do Castelo de Balmoral, desde a história e arquitetura até aos interiores e terrenos circundantes. Segundo escreve a AD Espanha, o monumento serviu também como cenário para um episódio especialmente memorável da quarta temporada da série The Crown, intitulado “The Balmoral Test”. 

Viagem ao passado do Castelo de Balmoral
GTRES

Onde está localizado o Castelo de Balmoral? 

Terminou de ser construído em 1856 e encontra-se em Royal Deeside, Aberdeenshire, na Escócia, a cerca de 800 quilómetros do Palácio de Buckingham (a nove horas de carro).

Trata-se de um monumento que é propriedade pessoal de Isabel II, tendo sido herdado pela sua família. Está na posse da família real desde 1852, tendo antes, desde 1848, sido arrendado. 

Tecnicamente, o Castelo de Balmoral existe desde o século XV, mas as várias obras de recuperação e ampliação realizadas ao longo dos anos transformaram a propriedade em algo muito diferente da versão original.

Castelo de Balmoral está na posse da família real britânica
wikimedia_commons

O que dizer da arquitetura do Castelo de Balmoral?

De acordo com a publicação, o estilo arquitetónico do Castelo de Balmoral é considerado Baronial Escocês e Renascimento Gótico. Quando o príncipe Alberto comprou o imóvel, decidiu que era pequeno para receber a família real. O príncipe, a rainha Vitória e seus filhos moravam no castelo enquanto um novo estava a ser construído. Depois de concluído, em 1856, o castelo original acabou por ser demolido

O substituto foi construído pelos arquitetos John e William Smith (ambos escoceses), tendo sido edificado em granito local e organizado em duas seções, cada uma girando em torno de um pátio. De referir que a torre do relógio continua a ser uma característica do castelo e que salta à vista até aos dias de hoje.

Mais tarde, após a morte do príncipe Alberto, em 1861, a rainha Vitória mandou construir na propriedade várias casas de campo, que ainda estão em uso. Trata-se, por exemplo, da Garden Cottage, da Baile-na-Coille e da Karim Cottage. 

Mais recentemente, em 2019, o príncipe William, Kate e seus filhos terão ficado alojados numa casa de três quartos que se encontra na propriedade chamada Tam-na-Ghar, adianta a publicação. 

De referir, ainda, que uma das “propriedades” do Castelo Balmoral, a chamada Birkhall, pertence ao agora rei Carlos III e à rainha Camilla. Carlos, filho de Isabel II, herdou a propriedade quando a avó, a rainha-mãe, morreu em 2002, e foi lá que o casal passou a lua de mel, em 2005. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta