Comentários: 0

O número de atos de registo predial requeridos pela internet registou uma quebra de 22,5% em dois anos, segundo dados do Instituto dos Registos e do Notariado (IRN). Em 2013, as conservatórias do registo predial receberam um total de 246 544 requerimentos, o que representa uma diminuição de 55 381 atos em relação a 2011. Em 2012 foram requeridos pela net 271349 atos, mais 9,1% (30 576) que o ano passado.

Só os procedimentos especiais no âmbito do Casa Pronta, segundo escreve o i, caíram um terço nos últimos dois anos. Em 2013 foram requeridos 52 826 atos no âmbito deste serviço, o que traduz uma quebra de 27 207 atos (34%) em relação a 2011. Em relação a 2012, o decréscimo foi de 6826 (11,4%). Estas variações podem ser explicadas, pelo menos em parte, pela queda do mercado imobiliário, sobretudo de compra de habitação, devido às restrições ao crédito bancário.

O Casa Pronta permite realizar de forma imediata todas as formalidades necessárias a compra e venda, doação, permuta, dação em pagamento de prédios urbanos, mistos ou rústicos, com ou sem recurso a crédito bancário, à transferência de um empréstimo bancário para compra de casa de um banco para outro ou à realização de um empréstimo garantido por uma hipoteca sobre a casa, num único balcão de atendimento. O serviço permite também realizar a constituição de propriedade horizontal.

Os dados dos primeiros cinco meses de 2014, citados pelo i, apontam para uma nova descida do número de atos. Até maio foram requeridos 21 082 atos no âmbito do Casa Pronta, menos 624 que em igual período de 2013. O número total de atos requeridos também regista uma ligeira quebra no período em análise. Até maio, as conservatórias receberam 102 012 requerimentos, menos 134 que em igual período do ano passado.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta