Comentários: 0
Euribor negativas preocupam Banco de Portugal
GTRES

A forma como a evolução das Euribor em terreno negativo pode afetar clientes e bancos, nomedamente a nível do crédito à habitação, está a ser avaliada pelo Banco de Portugal. O supervisor do setor financeiro nacional pretende apurar os reais impactos de estarem a baixo de zero as taxas de juro que servem de indexante na maioria dos empréstimos em Portugal.

"O Banco de Portugal está a acompanhar a evolução das taxas de referência Euribor, as quais são taxas de mercado fora da interferência direta do BCE", diz o regulador, citado pelo Jornal de Negócios.

A Euribor é fixada todos os dias por indicação de um painel de vários bancos europeus sobre a taxa a que estariam dispostos a emprestarem dinheiro entre si.

Se estas taxas a uma e duas semanas afetam pouco os clientes dos bancos, particulares ou empresas, a Euribor a um mês é utilizada em vários produtos das instituições financeiras.

Isto é sobretudo relevante para as empresas, havendo no mercado várias contas indexadas à Euribor a um mês, que chegou a estar em -0,005%, embora a média aritmética deste mês, que é a utilizada pelos bancos, se mantenha positiva, segundo escreve o jornal.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta