Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Prestação da casa

Últimas notícias sobre "Prestação da casa" publicadas em idealista.pt/news

Radiografia do dia: Evolução da prestação da casa nos últimos anos

Más notícias para quem pediu dinheiro emprestado ao banco para comprar casa. Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), em março, a taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação situou-se em 1,445%, mais 0,013% que no mês anterior.

Notícia sobre:

Juros no crédito à habitação estão em queda há sete meses e batem novo mínimo em março

A taxa de juro implícita dos contratos de crédito à habitação desceu em março de 2021 pelo sétimo mês consecutivo – está em queda desde setembro de 2020 –, tendo atingido o novo mínimo histórico de 0,841%. Trata-se de um valor inferior ao verificado em fevereiro (0,853%) e no período homólogo (0,998%), segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) esta segunda-feira (19 de abril de 2021).

Notícia sobre:

Fim das moratórias privadas: milhares de famílias começam a pagar a prestação da casa este mês

As moratórias privadas para o crédito à habitação acabaram esta quarta-feira (31 de março) para 86 mil particulares, que recomeçam, desta forma, a pagar a prestação da casa em abril, indicou o governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, na comissão de Orçamento e Finanças sobre moratórias de crédito. O valor médio dos empréstimos que recorreram à moratória privada é de 38.000 euros.

Notícia sobre:

Prestação da casa desce em fevereiro para contratos com Euribor a três e seis meses

A prestação paga pelos clientes ao banco no crédito à habitação vai descer em fevereiro nos contratos indexados à taxa Euribor a três e a seis meses face às últimas revisões. Um cliente com um empréstimo de 150.000 euros a 30 anos, indexado à Euribor a seis meses e com um spread (a margem de lucro do banco) de 1%, paga a partir deste mês 446,88 euros, o que traduz uma descida de 12,11 euros face à última revisão em agosto, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Notícia sobre:

Moratórias bancárias acabam em setembro mas Deco reclama alargamento do prazo

As moratórias bancárias terminam em setembro de 2021, mas a Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor tem em curso a elaboração de uma proposta com soluções que visam preparar os portugueses para o fim do regime, que permite, por exemplo, suspender o pagamento das prestações do crédito à habitação. Em cima da mesa está o adiamento do prazo do fim das moratórias ou a adoção de um sistema em que os clientes comecem a pagar apenas os juros dos empréstimos, entre outras soluções.

Notícia sobre:

Prestação da casa desce em janeiro para contratos com Euribor a 3 e 6 meses

A prestação paga pelos clientes ao banco pelo crédito à habitação vai descer em janeiro de 2021 nos contratos indexados à Euribor a três e seis meses face às últimas revisões, segundo a simulação Deco/Dinheiro&Direitos. As taxas Euribor estão em terreno negativo desde 2015 e, em dezembro de 2020, a média da taxa Euribor a seis meses foi de -0,519% e a média da taxa a três meses de -0,538%.

Notícia sobre: