O uso de ventoinhas varia de acordo com o modelo, claro. Deixamos-te algumas dicas de como podes otimizá-las.

unsplash
Nem todas as casas estão equipadas com ar condicionado ou nem todas podem ligar o ar condicionado em tempos de aumento dos preços da energia. No entanto, alternativas não faltam para baixar a temperatura: por exemplo, refrescar a casa com uma ventoinha. Descobre alguns truques para pô-la a trabalhar de forma otimizada.
Obviamente, o uso de ventoinhas varia de acordo com o modelo:
- No caso de ventoinhas de teto, por exemplo, deves ter cuidados especiais, atentando para o sentido de rotação das pás. Para que o ar frio se expanda para baixo, as lâminas devem girar no sentido anti-horário.
- No caso de uma ventoinha de pé clássica, a primeira dica para refrescar a casa é colocar cubos de gelo na frente das pás para refrescar ainda mais o ar que vão difundir no ambiente. Desta forma, o efeito será semelhante ao dos vaporizadores.
Mas este não é o único conselho a ter em mente. Para refrescar a casa com uma ventoinha da melhor maneira possível, as lâminas devem ficar levemente inclinadas em direção ao teto ou ao chão. Ao fazer isso, o ar "impacta" contra uma superfície e espalha-se mais rápida e amplamente na sala.
Outras dicas:
- Em cada um dos casos, quando uma ventoinha é usada para refrescar a casa, todas as portas e janelas da divisão devem ser fechadas para garantir que o frio gerado não seja disperso e que o calor exterior e a humidade não entrem. Isso, pelo menos durante as horas mais quentes.
- Enquanto não houver exposição direta ao sol na divisão, uma janela pode ser deixada aberta para criar um tipo de corrente de ar que pode melhorar o trabalho da ventoinha.
Para poder comentar deves entrar na tua conta