
O objetivo de limpar a casa não passa apenas pode livrar-nos da sujidade e deixar as superfícies a brilhar, também se trata de uma questão de saúde, uma vez que coexistimos com vários micróbios - e há alguns mais prejudiciais que outros. Dentro de casa, os germes escondem-se em vários sítios, alguns pouco óbvios. Sabes quais são?
Com ajuda de especialistas em saúde pública e epidemiologistas, o The Washington Post reuniu uma lista de alguns dos lugares onde há mais germes e colónias de bactérias. Fica atento a 5 coisas que (provavelmente) te esqueces de limpar.
1. Copo ou porta-escovas de dentes
Segundo a publicação, o porta-escovas pode ser o pior pesadelo de um microbiologista. Como tende a ficar perto da sanita, um copo ou porta-escovas de dentes (assim como as próprias escovas), geralmente, está no raio de explosão das bactérias fecais que se dispersam sempre que usamos o autoclismo.
2. Ralo do lava-louça
O lava-louça é um viveiro de micróbios. No ralo, na parte de baixo, encontra-se aquilo que a investigadora Chrysan Cronin classifica como o “a colónia de bactérias mais viscosa e nojenta” que já se viu. É importante, por isso, evitar o acumular de sujidade neste local.

3. Esponjas e panos de cozinha
De acordo com vários estudos, a esponja do lava-louça é uma verdadeira arca de Noé na diversidade de microrganismos que contém. Assim como os panos de cozinha, que absorvem todos os tipos de sujidade enquanto estamos na cozinha (e onde também secamos as mãos).
4. Maçanetas e botões de eletrodomésticos
Quando limpares a cozinha (e a casa em geral) não te esqueças de limpar os botões de eletrodomésticos e maçanetas de portas e armários. Embora facilmente esquecidos, são ímanes de germes por lhes tocarmos com tanta frequência.
5. Malas, carteiras e chaves
Sapatos e telemóveis estão entre os culpados mais óbvios pelo transporte de germes, mas não te esqueças da mala, carteira ou chaves, que regularmente circulam das nossas mãos para o carro, para o escritório, para o carrinho do supermercado, para o ginásio, e sabe-se lá mais para onde.
Para poder comentar deves entrar na tua conta