Manchas ou ácaros facilmente aparecem no colchão. Mas como podes livrar-te deles? Eis alguns truques.
Comentários: 0
limpar o colchão
Foto de Castorly Stock no Pexels

Um colchão e cuidados adequados são essenciais para um bom descanso. Afinal, passamos entre 6 e 9 horas nele. Portanto, é importante manter uma boa higiene. A pensar nisso, deixamos-te algumas dicas de como limpar as manchas mais comuns no colchão, alguns remédios caseiros ou que utensílios podes usar para ajudar-te a limpar.

Como limpar um colchão dependendo do tipo de mancha

Dependendo do tipo de mancha, haverá diferentes maneiras de removê-las. Vamos concentrar-nos nas cinco manchas mais comuns do colchão e explicar como tirá-las.

1. Como limpar um colchão molhado

Este tipo de mancha costuma ser frequente nos colchões dos mais pequenos. O mais simples é colocar os lençóis, o forro e o protetor na máquina de lavar. Se a mancha persistir, quando estiver seco, polvilha bicarbonato de sódio no colchão, cobre-o com plástico e deixe agir durante a noite. Na manhã seguinte, retira o plástico e aspira a mistura.

2. Como limpar um colchão com manchas de suor

Neste caso, experimenta aplicar na mancha uma mistura de três colheres de sabão líquido e uma colher de amoníaco num litro de água.

3. Limpar o colchão de manchas de sangue

Caso o sangue não esteja seco, podes aplicar um pouco de água oxigenada fazendo círculos na mancha. Se, por outro lado, o sangue estiver seco, usa uma mistura de bicarbonato de sódio com água fria e deixa agir na mancha por trinta minutos. Retira a mistura depois de meia hora e deixa secar bem.

4. Remover a humidade do colchão

É importante arejar o colchão e evitar dissolventes. Depois disso, é fundamental enxaguar bem o colchão.

remover sujidade colchão
Foto de Andrea Piacquadio no Pexels

5. Limpar manchas de vómito do colchão

Nesse caso, basta borrifar as manchas com vinagre e deixar agir por cerca de 10 minutos. Após isso, aplica bicarbonato de sódio e, quando aparecerem as bolhas efervescentes, aspira para removê-lo.

6. Limpar o colchão com remédios caseiros

Entre os remédios caseiros que existem para tirar manchas do colchão estão:

  • Água e limão. A mistura de ambos os ingredientes pode ser muito eficaz em manchas de urina ou suor.
  • Bicarbonato de sódio. Como mencionamos anteriormente, o bicarbonato é um elemento essencial para a limpeza, pois permite eliminar a humidade, tirar cheiros e eliminar vários tipos de bactérias e ácaros irritantes.
  • Vinagre branco. Apesar do cheiro de vinagre, que nem todo a gente gosta, este produto é muito válido para tirar manchas de urina e suor. Além disso, o cheiro não é perene, desaparece em pouco tempo e ainda mais se tiveres todas as janelas abertas.
  • Água oxigenada. Também mencionamos esse elemento, pois é capaz de apagar uma das manchas mais complicadas, o sangue seco.
  • Detergentes. O detergente líquido é uma opção rápida e fácil: molha um pano com água, aplica detergente para esfregar a mancha, enxagua com água e deixa secar.
  • Produtos químicos. Removedores de manchas ou sprays desinfetantes são alguns deles.
remover manchas colchão
Foto de Burst no Pexels

7. Como limpar o colchão com produtos químicos

Existem dispositivos específicos para a limpeza do colchão. Cada um tem características e funções diferentes.

  • Por exemplo, sprays que eliminam odores funcionam para neutralizar odores, mas não ajudam a remover manchas mais difíceis.
  • Os desinfetantes são ideais para remover bactérias, vírus e fungos de tecidos não laváveis, como colchões, travesseiros ou tapetes; e antiácaros são essenciais para proteger o colchão desse hóspede desconfortável. Apesar de estarem presentes por toda a casa, adoram lugares quentes e húmidos, como colchões.
  • Passando para as próprias manchas, existem várias opções, como removedores químicos de manchas. É recomendável usar luvas antes de usar esses produtos, além de evitar encharcar o colchão e esfregar manchas. “Se você esfregar uma mancha de sangue, por exemplo, a mancha pode se espalhar,

Além disso, é essencial manter o colchão o mais seco possível, especialmente os colchões de espuma viscoelástica.

Dicas para manter os colchões limpos

Há uma série de recomendações para manter o colchão limpo:

  • Trocar o colchão cerca de 8 a 10 anos depois de comprá-lo;
  • Usar uma base adequada para cada tipo de colchão;
  • Tentar manter o quarto livre de humidade;
  • Proteger o colchão com uma capa respirável e lavável;
  • Ventile o quarto e esperar um pouco para fazer a cama;
  • Trocar os lençóis todas as semanas;
  • Virar o colchão duas vezes por ano.
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta