Situada entre rochas e uma variedade de árvores, a Saltviga House tem 200 m2 e vista para o Mar de Skagerrak.
Comentários: 0
casas de madeira
Johan Dehlin

A Saltviga House é uma casa minimalista localizada em Saltviga, Noruega, projetada pelo estúdio Kolman Boye Architects. A principal característica desta casa encontra-se no seu processo construtivo, em que a equipa que a concebeu optou pela reutilização de um material que, tradicionalmente, é utilizado para pavimentos e que, de outra forma, teria sido absolutamente descartado, com o consequente impacto ambiental. 

Situada entre rochas e uma variedade de árvores, toda a estrutura de 200 m2 é elegantemente enquadrada ao lado de um penhasco com vista para o Mar Skagerrak, na costa sudeste da Noruega. Os arquitetos do Kolman Boye Architects tiveram muito cuidado para não alterar o terreno existente, adaptando cuidadosamente o edifício à paisagem inclinada.

casas bonitas
Johan Dehlin

Portanto, a estrutura é composta por três volumes localizados em cinco níveis diferentes. No exterior, estes volumes formam dois espaços distintos, um é um pátio protegido pelo vento com vista para a floresta e o outro é um terraço aberto que oferece vistas deslumbrantes do mar através de uma "faixa de janela" entre as árvores existentes.

casas de design
Johan Dehlin

Internamente, cada espaço tem o seu próprio volume e pé direito. O corredor central oferece vistas claras de toda a casa. As janelas de comprimento total ao longo da fachada estão voltadas para o mar, proporcionando continuidade e coerência entre os diferentes níveis. Enquanto o revestimento exterior de carvalho assume uma tonalidade cinza-prateada que se misturará com a ardósia e o granito circundantes, o interior é revestido de madeira de abeto Douglas, dando-lhe uma tonalidade quente e esbranquiçada. Este tom contrasta com pisos de argamassa neutra, criando um equilíbrio estético.

casas modernas
Johan Dehlin

O ponto forte é a forma como foram utilizados os restos de peças que haviam sido usados para o piso. "Nos nossos projetos recentes e no nosso ensino e pesquisa, deparamo-nos com materiais Dinesen tanto em solos tradicionais quanto em forma de resíduos da produção de solo sob medida. Fazer e pensar com esses restos de produção deu origem à ideia de fazer um edifício a partir deles como uma forma simpática de usar e enobrecer materiais residuais que, de outra forma, teriam sido usados como lenha", explicam no seu site.

casas com vista
Johan Dehlin

Assim, as sobras apresentaram uma oportunidade única, impulsionando a ideia de utilizá-las para criar uma estrutura, oferecendo uma alternativa de baixo impacto ambiental em relação aos materiais mais comuns e com alto teor de carbono. Para avaliar a viabilidade do projeto, eles construíram vários modelos em escala real para experimentar várias combinações de empilhamento e sobreposição, levando em conta suas propriedades técnicas e possíveis impactos experienciais.

O resultado foi uma abordagem simples, mas complexa, que exigiu uma compreensão dos materiais tradicionais e um desenvolvimento considerável do processo para garantir eficiência e economia. A fabricação e montagem dos elementos de madeira foram realizadas com a experiência coletiva dos carpinteiros, montadores e fornecedores envolvidos. Mais de 12.000 sobras individuais de carvalho foram pré-cortadas da produção de pisos sob medida da Dinesen, mantendo o desperdício ao mínimo.

cabanas de madeira
Johan Dehlin

Em seguida, foram pré-perfurados e tratados com alcatrão antes de serem transportados para o canteiro de obras. A montagem no local exigiu o manuseio preciso de cada elemento de carvalho e o uso de mais de 20.000 parafusos de aço inoxidável, o que acentuou a aparência robusta e em camadas do tapume.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta