Localizada na cidade costeira de Kagoshima, esta casa familiar para quatro pessoas integra espaços de lazer e teletrabalho.
Comentários: 0
casas de madeira
Créditos: Yosuke Harigane

A madeira está mais presente do que nunca na arquitetura do século XXI. Embora não há muito tempo fosse considerado um material pobre, substituído por outros materiais mais consistentes, atualmente está a ganhar a proeminência que talvez mereça. Esta é a linha adoptada pelo estúdio de arquitetura japonês Archipatch, sediado na capital japonesa, que completou uma casa na cidade costeira de Kagoshima que é construída com madeira e apresenta uma paleta de materiais escolhidos para complementar o seu ambiente natural.

casas eficientes
Créditos: Yosuke Harigane

Com o nome Tsumugu, deu resposta a uma proposta da empresa local Shichiro Construction, que pretendia experimentar o uso de madeira da ilha de Kyushu, onde a empresa está sediada. "Concebemos e desenvolvemos uma nova linha de produtos para a Shichiro Construction, uma construtora de casas baseada em Kagoshima, na região de Kyushu. A utilização de madeira da exuberante região verde de Kyushu como material de construção, a incorporação de energia natural e a utilização de sabedoria e poder locais estão no centro dos nossos produtos", explica o atelier.

casas de sonho
Créditos: Yosuke Harigane

A propriedade de um andar foi construída para acomodar uma família de quatro pessoas e para responder às mudanças nos hábitos domésticos, na sequência da pandemia do coronavírus. Como tal, foi dado ênfase à versatilidade, com a criação de uma variedade de espaços flexíveis que permitem aos ocupantes trabalhar e socializar em casa. Isto é facilitado pela utilização de biombos shoji tradicionais feitos de madeira e papel, que podem ser fechados para separar o quarto japonês do resto da casa, ou podem ser abertos para fornecer diferentes ligações à entrada e aos espaços habitáveis.

casas de madeira
Créditos: Yosuke Harigane
casas passivas
Créditos: Yosuke Harigane

Dividida em três áreas interligadas que se distinguem externa e internamente pelas suas diferentes alturas de teto, a entrada principal situa-se no bloco central e dá acesso a um espaço mais baixo à esquerda que alberga uma pequena arrecadação e três quartos. Um corredor leva, passando por dois quartos individuais, a uma suite no outro extremo, com o seu próprio closet e escritório. Mesmo em frente à entrada, no centro da casa, encontra-se um quarto ao estilo japonês com pavimento em tatami que pode ser usado como sala de estar, um simples quarto de hóspedes ou como espaço para fazer as tarefas domésticas.

casas minimalistas
Créditos: Yosuke Harigane

As principais zonas de estar de planta aberta situam-se à direita da entrada, na secção mais alta da casa. Numa extremidade do espaço encontra-se uma sala de estar encastrada, que é revestida em dois lados com grandes janelas com vista para o jardim. Podem ser abertas partes da janela para ligar a sala de estar a um terraço. Isto também permite a passagem de ar fresco sobre uma lagoa adjacente para ventilar o interior. Junto à sala de estar há uma sala de jantar e uma cozinha com uma ilha curva. Uma casa de banho atrás da cozinha tem uma porta na sua parede traseira que pode ser aberta para permitir a ventilação cruzada através da casa.

casas sustentáveis
Créditos: Yosuke Harigane
casas ecológicas
Créditos: Yosuke Harigane
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta