
A Grécia é um daqueles lugares onde podes encontrar um bocadinho de tudo do que precisas para desfrutares de umas férias maravilhosas: desde monumentos antigos que nos recordam que a civilização ocidental nasceu neste pequeno país rodeado pelo mar em frente ao Mediterrâneo até às fantásticas praias de areia branca e fina onde o céu se encontra com o mar criando assim uma paisagem fantástica.
Se, além disto, estas férias forem desfrutadas numa casa como a Monolithus, concebida pelo estúdio local Kapsimalis Architects, como alojamento para turistas e visitantes, na ilha grega de Santorini, o sucesso está mais do que garantido.

O design desta casa surpreende, sobretudo, pela forma como se inspira nos elementos naturais. E não estamos apenas a falar da beleza da paisagem em que esta está inserida, que é realmente maravilhosa, mas sim porque o estúdio imaginou este projeto como se fosse um grande pedaço de rocha vulcânica que foi erodido e moldado pela ação dos elementos da natureza.
Para alcançar este aspeto exterior caraterístico, foram combinadas formas monocromáticas e geométricas, que aqui atingem sua expressão máxima. Este "monólito artificial" é, na realidade, um bloco de cimento de 20 por 20 metros. No entanto, não choca com a paisagem; pelo contrário, o seu aspeto enquadra-se perfeitamente nas cores do solo, como se fosse realmente uma rocha que esteve ali sempre desde do início dos tempos.

Esta casa é composta por quatro quartos, com uma estrutura principal. Fora desta, encontramos outros edifícios entre jardins e pátios sombreados por muros altos. Estes estão localizados sobre uma base quadrada e servem como quartos complementares, embora também contenham alguns elementos de cozinha. A disposição dos diferentes edifícios em forma de V faz com que cada um dos espaços se liguem aos seus próprios pátios privados, que dão acesso às várias piscinas.

O espaço exterior, foi inspirando na tradição da arquitetura clássica, mas com um toque contemporâneo, as colunas de aço que suportam coberturas de metal perfurado sombreiam as áreas de estar à beira da piscina, enquanto uma área de estar exterior se situa nas proximidades, num círculo rebaixado pavimentado com pedras.

A sala de estar e de jantar principal, a oeste, é rodeada por um terraço maior que tem ligação à frente da casa, onde uma escada conduz a um lounge subterrâneo. No andar de cima, uma forma curvada e desgastada pelo tempo alberga um quarto adicional com um teto abobadado, que tem acesso a um terraço elevado com vista para a paisagem maravilhosa que rodeia a casa.

No interior, os espaços foram concebidos de forma a parecerem refúgios cavernosos, com paredes angulares brancas que também foram concebidas para se assemelharem a espaços esculpidos numa rocha monolítica. Para completar o conjunto, móveis artesanais feitos de cimento, pedra negra, mármore, madeira, ferro, veludo, barro e vidro são aplicados cuidadosamente em todos os espaços interiores e exteriores.




Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta