
Poderia perfeitamente ser o enredo de um filme 'blockbuster': uma povoação quase desabitada vê, como resultado da passagem do tempo, um dos seus edifícios históricos e mais emblemáticos deteriorar-se sem que ninguém faça nada. Alarmados com a possibilidade de que, se isso continuar, uma das suas principais marcas acaba por desaparecer para sempre, um grupo de vizinhos determinados decide passar das lamentações à ação.
É o que está a acontecer em Masa, em Burgos, onde os seus poucos, mas incansáveis habitantes, começaram a trabalhar para conseguir fundos. O objetivo é reabilitar a Igreja da Nossa Senhora da Assunção antes que a sua deterioração entre numa fase irreversível.

Salvar o património de uma aldeia numa Espanha vazia
"Somos o maior expoente da Espanha vazia", diz Josechu de Miguel, presidente da associação RE Páramo de Masa, embora reconheça que não se convence com esta expressão, agora tão na moda, cuja criação atribui ao sensacionalismo dos políticos e dos media.
"Aqui vive-se bem, com tranquilidade e boa qualidade de vida", afirma, "mas é verdade que faltam alguns serviços, principalmente de comunicação, como a fibra ótica". Uma realidade que atesta o facto de existirem 27 residentes inscritos nesta pequena povoação, dos quais não mais do que oito residem lá durante todo o ano. Alguns habitantes que, graças a este objetivo, hoje "estão mais unidos do que nunca". E nada como um desafio comum para unir laços com os outros.
Esta não é a primeira vez que o povo de Masa pretende sair em defesa do seu património. Mas é o primeiro a tomar medidas claras e contundentes para que isso seja possível. Uma delas, a criação de uma associação específica para atuar nessa linha, a já citada associação RE&RE Páramo de Masa; outra, bater em todas as portas possíveis, contactar as Administrações Públicas e as empresas privadas para se envolverem. Também com o Bispado de Burgos, que, como proprietário da igreja, não colocou qualquer problema em autorizar as ações de reabilitação necessárias.
Mas a medida que está a dar a conhecer a sua situação foi o lançamento de um crowdfunding (recolha de fundos) através da internet, em colaboração com a associação Hispania Nostra, que entretanto já terminou. No total, conseguiram arrecadar 40.370 euros
Em causa está a história e a identidade de um povo
Além do indiscutível valor histórico do edifício, há um valor sentimental para os habitantes de Masa. "Independentemente da fé de cada um, a igreja de Masa tem sido importante para todos", diz de Miguel. "Batismos, crismas, casamentos e até mesmo um evento tão importante quanto a despedida dos entes queridos, essa igreja marcou todas as fases das nossas vidas". E, claro, a importância do relógio e dos sinos, fundamentais para quem trabalhava no campo, marcando as horas e os momentos-chave do dia, "como o Angelus", a oração que indicava que o meio-dia havia chegado.
Patrocinar uma obra de arte
O crowdfunding foi provavelmente a principal medida lançada pela associação e a que, a priori, parece mais eficaz. Outra opção para quem quer contribuir com algo mais é patrocinar um dos muitos elementos artísticos que a igreja possui. Algo que pode ser feito a partir de 150 euros. Entre os potenciais patrocinadores, podemos encontrar alguns dos bancos da igreja, o coro, o cata-vento, ou uma imagem da Virgem de Fátima.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta