Este mês é marcado por várias tradições únicas em todo o país e lendas fascinantes. Descobre tudo sobre este fruto seco.
Comentários: 0
Magusto: castanhas assadas quentes e boas
Pexels

O mês de novembro é frequentemente associado ao outono, à mudança de cores nas folhas das árvores e, claro, ao cheirinho maravilhoso que se faz sentir pelas ruas a castanha assada. Este período especial é marcado por várias tradições únicas em todo o país e lendas fascinantes. No artigo de hoje descobre tudo sobre este fruto seco tão característico do nosso país.

Lenda de São Martinho: uma tradição que aquece corações

Lenda de São Martinho
Wikimedia commons

No mês de novembro é, tradicionalmente, vinculado à lenda de São Martinho, um soldado romano que partilhou a sua capa com dois mendigos durante um dia frio. Diz-se que, em agradecimento, o sol brilhou mais intensamente, proporcionando um dia quente e agradável, conhecido como "Verão de São Martinho".

Martinho abandonou a guerra, tornou-se monge e dedicou-se a espalhar a fé cristã, tornando-se num dos santos mais populares da Europa. O dia 11 de novembro assinala a data do seu funeral. Esta lenda é celebrada em muitos lugares, destacando a generosidade e a partilha como valores centrais.

Magusto: onde celebrar em Portugal

Magusto em Portugal
Pexels

Apesar do dia de S. Martinho ser a 11 de novembro é uma celebração que se prolonga durante o mês inteiro, por isso ainda vais mais do que a tempo de viver esta experiência.

  • Adega José de Sousa, Monsaraz

Até ao final do mês, podes visitar as adegas, fazeres a prova de vinho novo que foi vinificado nas talhas, degustares de vários produtos regionais e fazer uma prova de dois vinhos produzidos por esta adega. Este programa especial que celebra o dia de S. Martinho tem o custo de 26 euros por pessoa.

  • São Martinho, Penafiel

De 10 a 20 novembro é possível visitar uma das maiores festas, romarias, feiras do norte do país. Com direito ao magusto tradicional, tendas de artesanato e gastronómicas e muita animação.

  • Festas de S. Martinho do Campo, Vizela

Devido ao mau tempo, do fim de semana de São Martinho, a Comissão de Festas de S. Martinho do Campo decidiu adiar as festividades para os dias 17, 18 e 19 de novembro. Que contará procissão, o tradicional magusto e muita festa e animação.

S. Martinho celebrado em diferentes países, com diferentes tradições

Castanhas assadas
Pexels

O Dia de São Martinho, é uma tradição que vai além das fronteiras de Portugal e é marcado por diferentes festividades e tradições em vários países.

  • Em Itália, este dia é celebrado com festivais gastronômicos e eventos culturais. Uma tradição comum é a abertura das adegas para degustações de vinho novo, pois o período coincide com a época da colheita das uvas.
  • Em algumas regiões da Espanha, como na Catalunha, este dia é marcado por festivais, feiras e eventos culturais. Em algumas áreas, as pessoas participam em procissões e realizam a matança do porco.
  • Na Alemanha, costume era acenderem-se fogueiras, Martinsfeuer, que representavam a luz que os santos levavam para a escuridão e assar-se ganso ou porco. Atualmente, organizam-se procissões, nas quais as crianças saem à noite com lanternas cantando músicas e recebendo doces e os adultos bebem vinho quente.

Magusto em Portugal: é o segundo maior produtor europeu de castanhas

Produção de castanha
Pixabay

Portugal destaca-se como um dos maiores produtores de castanhas na Europa, contribuindo significativamente para a economia e as tradições culturais do país.

As vastas plantações de castanheiros, especialmente em regiões como Trás-os-Montes, desempenham um papel crucial na produção global, que fornece um ingrediente fundamental para pratos tradicionais e celebrando a riqueza natural do país.

São Martinho: marcado por castanhas mais caras e com fungos

No entanto, nem todos os anos são promissores para a produção de castanhas. Este ano, quando tudo indicava que seria uma temporada de colheita abundante, um fungo misterioso surgiu nos castanheiros, causando estragos significativos.

Este fungo, que seca as folhas dos castanheiros, provocou a queda antecipada dos ouriços sem que as castanhas estivessem prontas.  Foi especialmente devastador em áreas como Valpaços, Vinhais e Bragança. A amplitude térmica, característica deste outono, criou as condições ideais para a propagação do fungo, o que resultou em quebras de produção que variam entre 50% e 70%.

Quando comprares as tuas castanhas este ano, coloca no frigorifico porque o fungo que estraga as castanhas assim fica adormecido.  

Castanhas assadas em casa: como fazer?

Fazer castanhas assadas
Pexels

Se queres celebrar este mês das castanhas, mas sem sair de casa ou sem fazer uma fogueira. Podes sempre celebrar com umas castanhas assadas no forno ou na airfryer (ainda mais prático). Aqui está uma receita simples para preparares as tuas castanhas assadas:

Ingredientes

  • Castanhas (quantidade desejada)
  • Água
  • Sal (opcional)

Preparação

  • Lava as castanhas em água corrente para removeres qualquer sujeira ou resíduo. Faz um corte em forma de "X" na parte superior das castanhas. Isto ajuda a evitar que estas explodam durante o cozimento e facilita a remoção da casca depois de assadas.
  • Coloca as castanhas numa tigela e cobre-as com água. Deixa-as de molho por cerca de 15 a 30 minutos. Isto ajuda a amolecer a casca e facilita o processo de assar e depois na remoção da mesma.
  • Enquanto as castanhas estão de molho, pré-aquece o forno ou a air fryer a uma temperatura de 200°C. Escorre a água e adiciona sal a gosto e mistura bem. Leva ao forno a 200°C durante 35 a 40 minutos ou na airfryer a 200°C durante 20 minutos.

Serve as castanhas quentes e aproveita enquanto estão quentes e boas. Seja em casa, nas romarias, o importante é celebrar. 

 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta