Em algumas culturas, há objetos que geram "energias negativas" em casa: descobre o que está na origem desses mitos e lendas.
Comentários: 0
superstições
Freepik
Matteo Squillante
Matteo Squillante

As superstições fazem parte do imaginário de muitas culturas e refletem-se em crenças sobre objetos que podem trazer má sorte para o lar. Alguns deles atrairiam, de facto, energia negativa ou azar para o ambiente doméstico. É claro que essas crenças são infundadas, mas há muitos (mesmo entre os não supersticiosos) que praticam costumes particulares que foram passados de geração em geração. Descobre, então, o que traz azar para dentro de casa.

As crenças mais comuns sobre objetos 

De espelhos partidos a bonecas de porcelana, há muitas crenças interessantes e difundidas sobre objetos que quase toda a gente tem em casa:

  • Espelhos partidos: símbolos de divisão, refletem uma rutura na harmonia da vida e dizem trazer até sete anos de azar.
  • Bonecas de porcelana: frequentemente associadas a histórias de fantasmas e presenças perturbadoras.
  • Cadeiras de baloiço: de acordo com algumas superstições, uma cadeira de balanço que se move sozinha sem ninguém sentado convida espíritos solitários a tomar os seus assentos.
  • Relógios parados: símbolo do tempo que não flui, podem representar uma vida parada. Na cultura popular, diz-se que um relógio parado em casa pode retardar o progresso pessoal e profissional.
  • Plantas mortas em casa: além de ser um sinal de negligência, acredita-se que elas podem atrair energias negativas.
  • Guarda-chuva aberto em casa: segundo algumas fontes, essa crença remonta ao Antigo Egito, quando essa prática era considerada uma ofensa aos Deuses.
  • Pão de cabeça para baixo: um presságio antigo que não deve ser subestimado, ligado às crenças medievais. O pão de cabeça para baixo era ao mesmo tempo um gesto blasfemo nos tempos antigos, e o sinal por excelência de desprezo dos padeiros, que entregavam o pão de cabeça para baixo aos carrascos.
superstições
Pexels

Práticas supersticiosas para afastar o azar

De tigelas de canto tibetano a sal, há muitos "antídotos" que a tradição supersticiosa pensou para remediar um gesto que traz má sorte ou mau presságio. Esses rituais têm raízes profundas e muitas vezes estão ligados a crenças populares. Especialmente:

  • De acordo com uma crença popular, derramar sal traz azar. No entanto, acredita-se que jogar uma pitada de sal sobre o ombro esquerdo pode anular o efeito negativo e afastar energias desfavoráveis.
  • Entrar em casa com o pé direito é considerado um bom presságio, enquanto dar o primeiro passo com o pé esquerdo pode atrair azar. Esse costume baseia-se na distinção entre a direita, que está associada à sorte, e a esquerda, que muitas vezes está ligada a conotações negativas.
  • As tigelas de canto tibetanas são usadas em muitas culturas como uma ferramenta para purificar ambientes. Acredita-se que o seu som pode dispersar energias negativas e promover uma atmosfera de paz e serenidade.
superstições
Freepik

Sorte e bem-estar segundo o Feng Shui

A decoração e a localização dos objetos podem promover um fluxo de energia positiva de acordo com o Feng Shui. A disposição dos móveis, a escolha das cores e a limpeza são aspetos que podem contribuir para um ambiente sereno e próspero. Por exemplo, evitar colocar a cama em baixo de uma janela ou em frente à porta pode evitar distúrbios do sono e aumentar a sensação de segurança.

Além disso, é importante reparar ou substituir itens quebrados para manter o equilíbrio energético da casa. Um objeto partido não é apenas disfuncional, mas também pode simbolizar rutura e conflito na vida de quem ali vive. Por fim, poderia ser muito útil colocar em casa algumas plantas que libertam energias positivas de acordo com a doutrina oriental, entre elas a Árvore do Dinheiro.

superstições
Photo by Prudence Earl on Unsplash

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Etiquetas