Um antigo abrigo antiaéreo, datado da década de 1940, em Hamburgo (Alemanha), foi transformado num espaço de lazer. Reimaginado como uma "montanha verde", com amplos jardins a cobrir o topo da estrutura do tempo de guerra, foi batizado como ‘Green Bunker’.
O complexo passou por um longo processo de restauração, e alberga agora restaurantes, um hotel, espaço para eventos, além de um parque urbano no telhado. O objetivo era reconectar a comunidade com a estrutura icónica e a sua complexa história.
Devido à resistência da estrutura, os planos de demolição foram rapidamente descartados, pois o processo provavelmente danificaria os edifícios residenciais vizinhos. Desde então, tem sido usado para diversos fins, tal como explica o ArchDaily.
Um dos destaques do projeto Bunker St. Pauli é o jardim na cobertura, que oferece vistas panorâmicas de Hamburgo e apresenta um "caminho de montanha" sinuoso.
Um total de 80 sensores instalados em toda a vegetação visam avaliar o impacto de telhados e fachadas verdes no microclima. Este sistema de irrigação sustentável e projeto de plantio - incorporando 4.700 plantas - visa mitigar inundações e aumentar a biodiversidade, posicionando o bunker como um modelo para espaços urbanos resilientes ao clima.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta