A cor é uma ferramenta fundamental na decoração da casa. Não só transforma o espaço visualmente, como também desperta emoções e estados de espírito. Por isso, escolhendo-a de forma adequada, conseguimos criar ambientes esteticamente impecáveis e que promovem bem-estar.
Falámos com uma prestigiada designer de interiores para perceber quais serão as paletas de cores tendência em 2026, especialmente para dois dos espaços mais importantes da casa: a sala e o quarto.
Blanca Rosa Gutiérrez é uma conceituada arquiteta e designer de interiores espanhola, fundadora do seu próprio estúdio homónimo em Madrid (capital do país vizinho). Com mais de duas décadas de experiência profissional, especializou-se na criação de espaços residenciais exclusivos, restaurantes e hotéis que combinam funcionalidade com sensibilidade emocional. E hoje partilha o seu conhecimento com o idealista/news, para que saibas como usar as cores certas para conseguir espaços ideais em casa.
As cores tendência para 2026
Este ano será marcado por tons terra e suaves que trazem uma sensação de calma e bem-estar, aspetos fundamentais nos dias de hoje no momento de decorar as divisões da casa.
Segundo a especialista, as cores que vão marcar a decoração são:
- Verdes naturais
- Tons bege e areia
- Mocha, topo e castanhos suaves
- Terracota e argila clara
- Azuis suaves ou empoados
Color drenching ou cores complementares: o que se vai usar em 2026?
“O color drenching — decorar a casa usando a mesma paleta de cor — vai ter muita força em 2026, sobretudo com tons naturais e suaves", explica a especialista que acrescenta ainda que “as combinações de cores complementares, como verdes e tons areia, continuarão a funcionar muito bem pelo seu equilíbrio e facilidade de convivência.”
Tons mocha, topo e castanhos suaves vão conquistar a sala
Sobre as cores para decorar a sala a especialista diz que se trata "de uma combinação que estará na moda em 2026 na sala e no quarto porque traz calma e elegância.”
A verdade, é que cada vez mais procuramos uma conexão maior com aquilo que nos rodeia, e isso pode ser conseguido através da decoração, bem como o potenciar de sensações de calma e aconchego que tem a ver com uma maior estética orgânica focada nos sentidos.
Terracota e argila clara: calor sem pesar
"Os tons terracota e argila trazem uma sensação de calor sem sem serem pesados.” Estes tons funcionam muito bem em espaços híbridos e polivalentes, combinando com materiais naturais como pedra, microcimento ou metais como o latão, criando salas intemporais e visualmente ricas.
Verdes naturais combinados com tons bege ou areia: para o quarto e para a sala
A ligação à natureza está entre as grande tendências de decoração da casa já há alguns anos e vai continuar em 2026. Por isso, os "verdes naturais em combinação com tons areia e bege serão tendência tanto no quarto como na sala de estar" de acordo com Gutiérrez.
Estes tons promovem tranquilidade e bem-estar, ideais para casas modernas.
Azuis suaves vão marcar os quartos em 2026
No quarto, a tendência é clara: menos estímulo, mais serenidade. Segundo a especialista: “os azuis suaves ou empoados terão protagonismo no quarto em 2026 pelo seu efeito relaxante.”
E faz sentido. O quarto já não é apenas o espaço onde dormes, é também onde lês, trabalhas ou simplesmente desligas. Criar um ambiente que promova bem-estar torna-se cada vez mais essencial.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta