
OE 2016: Primeiro-ministro garante que plano B está fora de questão
O primeiro-ministro, António Costa, voltou esta quinta-feira a reiterar que "não há nenhum plano B no horizonte" para o Orçamento do Estado (OE) para 2016. O líder do Governo e o ministro das Finanças, Mário Centeno, reuniram-se ontem, em Lisboa, com o comissário europeu Pierre Moscovici, supostamente porque Bruxelas quer pressionar Portugal a adotar medidas orçamentais extraordinárias.

Reformas acima dos mil euros levam corte de 3,5%
São cerca de 165 mil os pensionistas que até agora estavam a salvo dos cortes nas pensões e que, a partir de abril, vão receber menos 3,5%. A Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES) aplica-se agora a todos os reformados — da Caixa Geral de Aposentações (CGA) e da Segurança Social — que tenham rendimentos brutos de pensões acima de 1000 euros.
novas regras europeias fazem dívida pública subir 16 mil milhões
o novo sistema europeu de contas (sec 2010) entra em vigor no próximo ano. à luz das novas regras, a dívida pública pode já estar em 137% do pib e o défice orçamental também vai ser afectado negativamente.

rumores
função pública pode receber subsídio de férias só em junho: dificilmente os funcionários públicos vão receber o subsídio de férias em junho.
“troika” aceita défice orçamental acima de 5% para este ano
a “troika” está a avaliar "suavizar" a meta de 4,5% do défice orçamental prevista para este ano.

portugal é “lição” sobre o que deve ser evitado
o ministro das finanças, vítor gaspar, disse na sede do fundo monetário internacional (fmi), em washington, que portugal oferece “uma lição de moral” a todos aqueles que defendem o aumento da despesa pública para estimular a economia.

portugal distancia-se de espanha na alteração ao limite do défice
o primeiro-ministro, pedro passos coelho, afirmou em entrevista publicada esta segunda-feira pela "bloomberg" que portugal não vai seguir os passos da espanha e rever as metas do défice para fazer face à contração do pib.