preços dos alimentos

Preços dos alimentos mais do que duplicaram para os consumidores

Dados do Observatório de Preços Agroalimentar, apresentado esta quarta-feira, 13 de setembro de 2023, que compara a evolução dos preços de um cabaz de 26 produtos alimentares representativos das fileiras dos cereais, frutas, legumes, carne, peixe, ovos, azeite e laticínios, revelam que os preços méd
Custo de um cabaz alimentar de bens básicos aumentou 21%

Custo de um cabaz alimentar de bens básicos aumentou 21% num ano

O custo mensal médio de um cabaz básico de consumo alimentar para um adulto com cerca de 40 anos aumentou 21% no espaço de um ano, entre outubro de 2021 e o mesmo mês de 2022, segundo estimativas do Banco de Portugal (BdP) divulgadas esta sexta-feira (9 de dezembro de 2022). O supervisor bancário adianta ainda que no mesmo espaço temporal o custo mensal mediano do mesmo cabaz disparou 24%.
Preço dos alimentos supera a inflação geral em vários países

Em que países o preço dos alimentos mais supera a inflação geral?

Portugal está entre os países da União Europeia (UE) em que a inflação dos produtos alimentares está acima da taxa de inflação geral. Entre maio e agosto, esta diferença foi de 4,84%, sendo que acima de Portugal encontram-se, por exemplo, Suécia (5%) e Alemanha (7,27%). A média da UE foi de 5,24% e a da Zona Euro de 2,58%.
Inflação está a retirar poder de compra aos portugueses

Inflação chega à alimentação: preços sobem 13,9% e famílias adaptam-se

A subida da taxa de inflação, que em julho fixou-se em 9,1%, o valor mais alto desde 1992, está a retirar poder de compra aos portugueses, que apesar de estarem a ganhar mais estão também a gastar mais nos vários produtos e bens que compram, nomeadamente os essenciais. Isto porque o custo de vida também encareceu, nomeadamente os gastos com a fatura da eletricidade (subiu mais de 30% num ano) e com a alimentação (despesas aumentaram mais de 13,9%).
rumores

rumores

subida do preço dos alimentos ameaça milhões de pessoas: a subida dos preços mundiais da alimentação, devido à seca nos eua e na europa de leste, “ameaça a saúde e o bem-estar” de milhões de pessoas, alertou o presidente do banco mundial (bm), jim yong kim.
rumores

rumores

governo perde no desvio do iva o que ganha com corte de subsídios: o governo tem números positivos para apresentar à equipa da “troika” na quinta avaliação ao programa de ajustamento português, nomeadamente no que diz respeito ao controlo das despesa.