Emissão de certificados energéticos dispara 150% com novas regras
Há um ano que o certificado energético é obrigatório desde o anúncio dos imóveis e as autoridades andam à caça de quem não cumpre. Na sequência das novas regras, a Agência para a Energia (ADENE) registou um aumento de 150% na emissão de certificados energéticos relativos a habitação e de 149% de imóveis destinados a comércio ou serviços, até outubro passado.
Deco Alerta: Arrendar casa com opção de compra é um bom negócio?
Arrendar casa com opção de compra é o 29º tema da Deco Alerta.
IMT: receitas voltam a níveis antes da crise com recuperação do setor imobiliário
A receita do imposto municipal sobre as transações onerosas (IMT) ultrapassou a barreira dos 400 milhões de euros, o que acontece pela primeira vez desde que rebentou a crise, graças à recuperação do setor imobiliário com um maior número de transações de compra e venda de casas e terrenos em 2014. Este imposto, antiga sisa, incide sobre o valor patrimonial da casa ou da transação, sendo escolhido o mais elevado.



Uma quinta abandonada durante 150 anos reconvertida numa moderna casa de autor (fotos)
Esta quinta de agricultores, construída em pedra na pequena Ilha de Coll na Escócia, esteve abandonada durante 150 anos. As fissuras são disso um claro exemplo. Atualmente, e depois de um investimento de dois milhões de dólares, é uma impressionante casa de design moderno, de onde se pode desfrutar da paisagem e das ondas do mar.
Radiografia do dia: A Palavra do Ano 2014 é…
“Corrupção” foi eleita a Palavra do Ano 2014. A escolha foi feita pelos portugueses através de votação direta no site Infopédia.pt durante o mês de dezembro. A palavra vencedora obteve 25% dos votos e levou a melhor sobre “xurdir” e “selfie”, que ficaram em segundo e terceiro lugares, respetivamente. Em causa está um concurso promovido, pela sexta vez, pela Porto Editora.
Construção: crise abrandou em 2014, segundo a FEPICOP
O setor da construção parece estar, finalmente, a fintar a crise. Em 2014, os empresários mostraram-se confiantes da recuperação do setor, “perspetivando uma situação mais favorável quanto à carteira de encomendas, ao emprego e à situação financeira das empresas”, conclui a Federação Portuguesa da Indústria da Construção (FEPICOP), na sua mais recente análise de conjuntura.
Queres receber ou não os subsídios em duodécimos? Ainda hoje tens que avisar a empresa em que trabalhas
No setor privado, quem quiser receber os subsídios de férias e Natal por inteiro, nas datas que lhes correspondem de sempre, ou repartidos em 12 meses deve formalizar, por escrito, a sua intenção à empresa em que trabalha até ao final do dia de hoje.
E os nomes mais usados para os bebés de 2014 foram...
Marias há muitas, já diz o ditado popular. E é mesmo verdade. O nome mais português voltou a estar na moda e é o mais escolhido para as meninas que nasceram em 2014. Só no ano passado, foram registadas em Portugal 4809 Marias. Já nos rapazes há uma nova vaga de meninos chamados de João.



As casas das séries de televisão vistas… em planta
O que têm em comum as series de televisão Friends, A Teoria do Big Bang, Sexo e a Cidade, Dexter e Simpsons? Durante quatro anos, o designer de interiores espanhol Iñaki Aliste Lizarralde desenhou as plantas das casas e apartamentos destas (e de outras) séries de televisão, como se fosse um projeto de arquitetura, e publicou os respetivos trabalhos na sua página pessoal.