Notícia do dia 13 de junho de 2024

Moradias de luxo em Cascais

Viver em harmonia com a natureza em Cascais: assim é o Plátanos

É sobre as colunas de exclusividade e requinte que acaba de nascer um condomínio de 13 moradias T4 junto à Quinta da Marinha e ao Parque Natural de Sintra-Cascais. As moradias do Plátanos distinguem-se por terem generosas áreas interiores, entre 327 e 465 metros quadrados (m2), e também exteriores, como terraços e jardins com piscina, entre 263 e 492 m2.
contrato de comodato

Emprestar uma casa é possível em Portugal? Sim, e de forma gratuita

O acesso à habitação continua difícil em Portugal por vários fatores. Os preços das casas continuam a ser bem superiores aos salários das famílias. E os juros no crédito habitação permanecem altos, apesar das ligeiras descidas observadas nos últimos meses. É neste contexto que há famílias a procurar outras soluções habitacionais, como mudar dos grandes centros urbanos para zonas periféricas ou rurais, bem mais baratas. E há também quem resolva viver numa casa emprestada, assinando um contrato de comodato por um período bem definido, que não implica o pagamento da renda. Explicamos como funciona o empréstimo de uma casa em Portugal com fundamento jurídico. 
PIB da Zona Euro e da UE

PIB da Zona Euro cresce 0,4% no primeiro trimestre de 2024

O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 0,4% na Zona Euro e 0,5% na União Europeia (UE) no primeiro trimestre de 2024, em termos homólogos, segundo dados divulgados pelo Eurostat. A economia portuguesa cresceu, nos primeiros três meses do ano, 1,5% na comparação homóloga e 0,8% na trimestral.
Energia sustentável em casa

Energia sustentável: arquiteta portuguesa vence prémio europeu

Os vencedores do Prémio Europeu de Energia Sustentável 2024 já são conhecidos. E entre eles há uma portuguesa. A arquiteta Rita Gomes venceu o prémio europeu na categoria de “Mulheres na Energia” pelo trabalho desenvolvido pela sua start-up Seenergy, que se dedica à criação de soluções de energias renováveis integradas em peças de mobiliário.

Esta casa de luxo no Algarve é eco-friendly e respira natureza

Todas as quintas-feiras abrimos as portas de uma casa de sonho. E desta vez viajamos até ao Algarve para conhecer esta incrível habitação que promove o equilíbrio perfeito entre sustentabilidade, luxo e natureza. Trata-se de uma casa eco-friendly que possui um jardim, onde se destaca uma piscina, uma lagoa e ainda uma cascata.
Isenção de IMT para jovens

Isenção de IMT na compra de casa por jovens é aprovada no Parlamento

O Parlamento aprovou esta quarta-feira, dia 12 de junho, a isenção de IMT e Imposto do Selo para jovens até 35 anos que comprem a primeira casa. Trata-se de uma autorização legislativa do Governo de Montenegro que constitui mesmo a primeira vitória política da Aliança Democrática na Assembleia da República. 
Juros nos EUA

Fed mantém juros nos EUA e antecipa só um corte em 2024

Ao contrário do seu homólogo europeu, a Reserva Federal dos EUA (Fed) decidiu manter as suas taxas de juro inalteradas entre 5,25% e 5,50% na reunião desta quarta-feira, dia 12 de junho. A justificar esta decisão está a lenta descida da inflação nos EUA e a revisão em alta da subida generalizada dos preços. O presidente da Fed Jerome Powell indicou ainda que deverá haver apenas uma descida dos juros em 2024.
Terrenos para construir casas

Autarquias vão garantir terrenos para construir casas acessíveis

Dentro de 30 dias, o Governo de Montenegro deverá apresentar a primeira versão da revisão da lei dos solos. Esta alteração vai permitir aos municípios portugueses autorizar a construção de casas com rendas acessíveis em terrenos onde antes não era possível. Em reação a este anúncio, a presidente da Associação Nacional de Municípios (ANMP), Luísa Salgueiro, afirmou que as autarquias estão “disponíveis” para garantir mais terrenos para construir casas, “desde que se garanta o cumprimento escrupuloso da lei”.
Construção de casas sustentáveis

Casas sustentáveis: municípios vão dar incentivos à nova construção

A construção casas sustentáveis é um dos objetivos integrados na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. E os municípios de Lisboa, Porto e Braga estão a preparar um conjunto de incentivos que vão premiar os projetos de construção nova que incluam as melhores práticas ambientais e sustentáveis. As iniciativas vão desde a redução de taxas urbanísticas ao aumento da capacidade construtiva dos projetos.