Notícia do dia 9 de outubro de 2014

Radiografia do dia: Quem são os estrangeiros que estão a comprar casa em Portugal?

Radiografia do dia: Quem são os estrangeiros que estão a comprar casa em Portugal?

O setor imobiliário foi um dos mais afetados pela crise, mas parece estar agora a dar sinais de retoma. Uma situação que se deve, em boa parte, ao investimento realizado por estrangeiros. Segundo dados da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), entre janeiro e setembro foram vendidos em Portugal 75.000 imóveis, 23% dos quais (17.300) a cidadãos estrangeiros.
SIL 2014: Governo ultima acordo com BEI para dar 50 milhões à reabilitação

SIL 2014: Governo ultima acordo com BEI para dar 50 milhões à reabilitação

O Governo está a ultimar com o Banco Europeu de Investimento (BEI) os termos de um mecanismo financeiro destinado a apoiar a reabilitação urbana em Portugal. "Em causa está um pacote de 50 milhões de euros para ajudar os promotores que queiram investir na reabilitação urbana", revela o secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Miguel de Castro Neto, em entrevista ao idealista News Portugal.
SIL 2014: rendas caíram 14% desde 2010

SIL 2014: rendas caíram 14% desde 2010

Em Portugal reina a cultura de ter casa própria, mas esta é uma tendência que parece ter os dias contados, já que há cada vez mais portugueses “apostados” em ser inquilinos. E os preços das rendas dão força a este cenário. “As rendas têm vindo a ajustar. Houve, desde 2010, uma queda de 14%. Entre o terceiro trimestre de 2012 e o primeiro trimestre de 2013, as rendas caíram 6%. No segundo trimestre de 2014 subiram e agora o ajustamento está feito”, disse Ricardo Guimarães, diretor da revista Confidencial Imobiliário.

Ministério Público arquiva caso da dívida pública oculta na Madeira

O Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) decidiu arquivar o inquérito-crime sobre a dívida pública da Madeira acumulada entre 2003 e 2010. A investigação, que durava há três anos, não encontrou indícios suficientes para acusar qualquer dos cinco arguidos que chegaram a ser constituídos pelo Ministério Público e que incluíam um membro e um ex-membro do governo regional presidido por Alberto João Jardim.