Notícia do dia 8 de abril de 2015

Custos de construção de casas novas desaceleram em fevereiro

Custos de construção de casas novas desaceleram em fevereiro

O custos de construção de habitação nova aumentou em fevereiro quando comparado com o mesmo mês do ano passado, mas desacelerou face a janeiro. A taxa de variação homóloga do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova foi 0,1% em fevereiro, inferior (0,2%) à verificada no primeiro mês do ano, revelou o Instituto Nacional de Estatística (INE).
 Vilamoura vendida à Lone Star por 200 milhões de euros

Vilamoura vendida à Lone Star por 200 milhões de euros

A Lusort, empresa espanhola detida pelo Catalunya Banc que tinha os ativos imobiliários de Vilamoura - os já existentes e os terrenos ainda por construir - e também a concessão da marina de Vilamoura, foi vendida aos norte-americanos da Lone Star, conforme já tinha noticiado o idealista/news. O negócio terá sido fechado por 200 milhões de euros.
Sacos de plástico: taxa já rendeu 1,6 milhões ao Estado

Sacos de plástico: taxa já rendeu 1,6 milhões ao Estado

Durante o período transitório da lei que criou a taxa sobre sacos de plástico leves, cinco mil comerciantes declararam ao Fisco ter em stock um total de 16 milhões deste tipo de embalagens. Tendo em conta que cada saco custa dez cêntimos, o primeiro encaixe financeiro do Estado com a medida, adotada no âmbito da reforma da Fiscalidade Verde, foi de 1,6 milhões de euros (IVA incluído).

Apoio social é uma das lacunas de Portugal, alerta Bruxelas

Portugal precisa de garantir uma adequada cobertura da assistência social. O alerta foi deixado por Bruxelas no relatório técnico que faz a análise da aplicação das recomendações específicas do Conselho Europeu, elaborado pelo Comité de Política Social da União Europeia (UE).