Notícia do dia 4 de janeiro de 2024

Escalões abono de família: o que muda em 2024?

Escalões abono de família: o que muda em 2024?

Foi através do Diário da República que ficámos a conhecer os novos valores dos escalões referentes ao abono de família. A presente portaria realiza a atualização anual dos montantes das prestações familiares para o ano de 2024, com o objetivo de fortalecer a proteção proporcionada às famílias p

Mais casas e mais baratas em 2024? O que dizem as promotoras imobiliárias

“Do ponto de vista da promoção imobiliária, continua a haver uma patente necessidade de habitação”. Quem o diz é Bruno Ferreira da Silva, Investment Director da Bondstone. “Em 2024 é expectável que a promoção imobiliária permaneça ‘morna’ devido à forte instabilidade política que se vive”, antecipa Daniel Tareco, administrador da Habitat Invest. O idealista/news foi sentir o pulso ao mercado, ouvindo os responsáveis de algumas das promotoras imobiliárias que operam em Portugal. Que balanço fazem da atividade em 2023 e o que esperar de 2024? Vão chegar mais casas ao mercado, de forma a dar resposta à procura e à crise na habitação? E a que preços? Vai haver um novo Governo, são boas ou más notícias? Eis as respostas – a estas e outras perguntas – por parte de quem anda no terreno a desenvolver projetos residenciais.
Depósitos a prazo em Portugal

Depósitos a prazo em Portugal voltam a dar salto em novembro

Os cofres dos bancos residentes em Portugal estão a engordar a alta velocidade por via dos depósitos a prazo das famílias. Depois de o valor alocado aos depósitos com prazo acordado ter descido nos primeiros meses de 2023 devido às baixas taxas de remuneração, tem-se observado um claro aumento deste montante total entre setembro e novembro. A recente subida das remunerações dos depósitos a prazo pode ajudar a explicar esta tendência.
António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa

Presidente promulga simplificação de licenciamentos do urbanismo

O Presidente da República promulgou hoje, dia 4 de janeiro de 2024, o diploma que procede à reforma e à simplificação dos licenciamentos na área do urbanismo, justificando que a nova versão apresentada pelo Governo “reduz significativamente as questões mais controversas”. Numa nota publicada na pág
Edifício Rialto renasce com 35 apartamentos turísticos

Primeiro arranha-céus do Porto terá 35 apartamentos turísticos

O edifício Rialto, que foi comprado em 2020 pelo grupo português Endutex – especializado em têxteis técnicos e que também tem negócios ligados ao setor imobiliário e à hotelaria (detém a marca hoteleira Moov) – ao Grupo Ageas, vai “ganhar uma segunda vida”, estando prevista a construção de 35 apartamentos turísticos de tipologias T1 e T2.