Notícia do dia 23 de setembro de 2025

Programa E-Lar

Adeus gás em casa: tudo sobre as candidaturas ao programa E-Lar

O Programa E-Lar – Eficiência Energética em Edifícios Residenciais tem feito correr muita tinta. Sabe-se agora que as candidaturas ao programa – uma iniciativa do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que visa substituir equipamentos a gás por alternativas elétricas mais seguras, eficientes e sustentáveis – estarão abertas a partir de 30 de setembro de 2025. No artigo desta semana da Deco Alerta, explicamos tudo sobre o E-Lar, nomeadamente quem se pode candidatar e como se pode aproveitar ao apoio dado às famílias.
Tribunal

Meo, Nos e Nowo condenadas a devolver 40 milhões de euros a clientes

A Deco venceu uma ação judicial contra a Meo, Nos e Nowo que poderá levar à devolução de 40 milhões de euros a clientes por aumentos de preços entre 2016 e 2017, segundo a associação de defesa do consumidor. A decisão, do Tribunal de Primeira Instância, ainda não é definitiva, já que as operadoras podem recorrer para o Tribunal da Relação e, posteriormente, para o Supremo.
Prédio devoluto

Imóveis devolutos rendem 34 mil euros da receita total de IMI em Coimbra

A penalização no Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para prédios devolutos dá uma receita adicional de 34 mil euros anuais à Câmara de Coimbra, face à subavaliação destes imóveis, refere relatório. A penalização gera uma receita de 0,1% do valor global arrecadado pelo imposto (cerca de 28 milhões de euros por ano), conclui relatório camarário sobre a aplicação desta taxa no concelho, dado a conhecer esta segunda-feira, dia 22 de setembro de 2025, na reunião do executivo.
Vilamoura

Compra de casas por estrangeiros cai para mínimos de 2021

Os compradores com domicílio fiscal fora de Portugal adquiriram 2.107 alojamentos no segundo trimestre, uma quebra homóloga de 14,5%, tendo representado 4,9% do total, o mais baixo desde 2021, divulgou esta segunda-feira (22 de setembro de 2025) o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Teixeira Duarte

Teixeira Duarte está no PSI – e acionista quer lugar na administração

A Teixeira Duarte voltou a ser negociada no PSI, o principal índice da bolsa de Lisboa, a partir desta segunda-feira (22 de setembro de 2025). Um regresso que Manuel Maria Teixeira Duarte, presidente do Conselho de Administração da empresa, considera que marca a recuperação do grupo após “anos desafiantes”. Entretanto, a Dualis Capital, sociedade detida a meias pelos empresários nortenhos Eduardo Sardo e Gaspar Ferreira, sendo acionista minoritário da Teixeira Duarte, ambiciona ter um lugar na administração.