A cidade de Los Angeles paralisou a ordem de demolição e abriu um processo para considerá-la um monumento histórico cultural.
Comentários: 0
a casa de Marylin Monroe
Mel Bouzad/ Getty images

Marilyn Monroe mudou-se para Brentwood em 1962. Comprou esta casa de estilo colonial de 270 m2 com quatro quartos, piscina e jardim com palmeiras para escapar dos paparazzi por 75.000 dólares. Na verdade, a casa na 12305 Fifth Helena Drive (Los Angeles) não está diretamente voltada para a rua, mas num beco sem saída. Apenas seis meses depois de comprar o único imóvel que esteve em seu nome, a protagonista de 'Niagara' ou 'Gentlemen prefer blondes' foi encontrada morta.

Desde então, esta modesta casa para uma estrela de Hollywood tornou-se um lugar de peregrinação para fãs e espectadores, que ainda deixam flores como homenagem 60 anos depois do seu triste falecimento, ao passar de um dono para outro.

O seu último dono, segundo dados do Registro de Los Angeles, é uma empresa, a 'Glory of Snow', que foi passando a propriedade entre várias empresas. A última operação foi de 8,35 milhões de dólares, cerca de 7,77 milhões de euros, em julho passado, para esta casa que em breve completará 100 anos. No entanto, em agosto, as autoridades municipais ordenaram a demolição do imóvel, segundo noticiou o New York Post.

Entretanto, já no início de setembro, o departamento aprovou a demolição da casa unifamiliar, da garagem anexa, da casa da piscina e do armazém.

casa de Marylin Monroe
Jardins da casa de Marylin Monroe. Mel Bouzad/ Getty images

Imediatamente, uma vereadora do 11º distrito de Los Angeles, que inclui Brentwood, entrou com uma moção contra a ordem. A ordem foi suspensa e, agora, o Conselho Municipal de Los Angeles votou por unanimidade para iniciar um processo para designar a casa como um monumento histórico e cultural, salvando-a da demolição.

Já em 2013, a casa foi considerada num relatório "potencialmente significativa" para a cidade, mas o processo nunca avançou. Esta designação patrimonial não proíbe a demolição do edifício, mas permite que a Comissão do Património Cultural da cidade o atrase por pelo menos 180 dias para dar tempo de elaborar um plano de preservação da sua estrutura.

Na lista de propriedades protegidas estão mais de 1.200 edifícios em toda a cidade, com mais de 50 apenas em Brentwood. O pedido chegará ao Escritório de Recursos Históricos a partir da primeira semana de outubro, que terá que fazer uma visita para avaliar o imóvel. A Comissão do Património Cultural será quem no final do ano analisará este pedido formal, para o levar ao plenário da Câmara Municipal para votação. A Câmara Municipal terá, então, 90 dias para tomar providências.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta