Comentários: 0
Uma casa de sonho no Algarve que anda nas bocas do mundo
FERNANDO GUERRA — FG+SG via Público

Todas as quintas-feiras mostramos-te uma casa de sonho. Esta semana apresentamos-te um projeto com assinatura portuguesa e que está a conquistar a atenção do mundo. Falamos da Casa na Fuseta do arquiteto Miguel Arruda, que acaba de ser nomeada finalista dos Blueprint Awards, na categoria de "Melhor Projecto Residencial Não-Público", cujos vencedores serão anunciados em Bankside Vaults, Londres, no próximo dia 11 de outubro.

Foi a partir da ampliação de uma “casa popular” na freguesia de Olhão, no Algarve — respeitando as árvores existentes — que o estúdio Miguel Arruda Arquitectos Associados desenhou uma “escultura habitável”.

"As paredes em reboco branco denunciam-lhe a localização, mas é no chão de tijoleira de terracota que assenta a certeza da origem tradicional desta Casa na Fuseta", escrevia o Público no início de agosto passado, quando o projeto era também um dos 14 finalistas a concorrer ao prémio do festival de arquitetura mundial (World Architecture Festival), na categoria de villa.

Como nasceu o projeto criado a partir de três árvores

“Das três árvores mencionadas (figueira, romãzeira e alfarrobeira), duas determinam o desenho sinusoidal [uma onda contínua] do corredor que liga a antiga construção à sua ampliação, constituída por dois volumes semicirculares”, diz o resumo do projeto, citado pelo jornal. 

No primeiro semicírculo ficam dois quartos e a casa-de-banho; enquanto a sala de estar e uma kitchenetteocupam outra metade de círculo.

A terceira árvore, de grande porte, ditou a “implantação da piscina” à porta da sala, próximo de uma escadaria exterior, estreita, que dá acesso ao um terraço e à “cobertura verde” que transforma o telhado num jardim. Por lá, sinais da presença árabe, àquele terraço chama-se açoteia. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade