
A capital da Eslovénia, Liubliana, tem uma grande tradição arquitetónica de tijolos vermelhos que remonta à sua fundação na época romana. De lá para cá, muitos dos seus prédios, tanto residenciais quanto de maior porte, como sedes de governo, utilizam esse material de forma destacada. Embora o seu uso já não seja tão difundido hoje, devido à incorporação de novos materiais, o tijolo vermelho ainda é um elemento estético essencial. Para alguns arquitetos, o seu uso é até essencial por causa da importância histórica da capital. É o caso da Frame House, a casa de sonho desta quinta-feira.

Geometria moderna
O estúdio esloveno OFIS Arhitekti foi o responsável pela construção da Frame House. Esta casa, revestida com azulejos de tijolos vermelhos, foi projetada para se misturar harmoniosamente com os arredores e maximizar o espaço do grande jardim traseiro, oferecendo uma casa que combina funcionalidade e estética.
Cobrindo uma área de 200 m2, apresenta uma forma geométrica distinta, enfatizada por um grande dossel com lados inclinados que abriga um pátio de entrada pavimentado. Este espaço ao ar livre não só serve a uma função estética, mas também proporciona uma área segura para os filhos dos moradores brincarem, mostrando a atenção aos detalhes e a preocupação com o bem-estar dos moradores da casa.

Um detalhe do projeto que pode ser realçado é o buraco existente na copa para permitir que uma árvore que já existia antes da construção da casa receba luz e espaço para crescer, destacando o compromisso do estúdio com a preservação do ambiente natural e a integração da natureza ao projeto arquitetónico.
Além disso, devido à inclinação do cliente para a jardinagem, o espaço ocupado pela casa foi adaptado para que o jardim traseiro fosse o maior possível. Por outro lado, a parte da frente tem um pátio sob a copa. De acordo com o escritório de arquitetura, "a parte de trás da casa é plana e simples, enquanto o pátio de entrada oferece espaço suficiente para carros e é parcialmente coberto com um toldo também cria espaço para as crianças brincarem".

Interiores abertos
O interior da Frame House reflete a mesma atenção aos detalhes e funcionalidade que o exterior. No piso térreo, há uma área espaçosa que abriga a sala de estar, sala de jantar e cozinha, todos conectados e com vista para o jardim através de grandes portas de vidro deslizantes que dão acesso a um terraço pavimentado em pedra. Esta disposição permite uma integração fluida entre os espaços interiores e exteriores, criando uma atmosfera luminosa e acolhedora que convida a desfrutar do ambiente natural em todas as estações do ano.

No primeiro andar há três quartos, cada um dos quais tem acesso a um terraço localizado ao norte da casa. Protegido por um parapeito inclinado criado pelo dossel frontal, este último piso oferece um espaço exterior privado onde os residentes podem relaxar e desfrutar de vistas panorâmicas sobre os arredores.
Revestimento em tijolo vermelho
Para o exterior, a casa apresenta uma estética deliberadamente simples, revestida inteiramente com azulejos de tijolos vermelhos, um material tradicional na arquitetura residencial da área. No entanto, a forma como este material é utilizado, com zonas perfuradas que permitem vislumbres do interior e exterior, cria um jogo visual interessante que desafia as expectativas tradicionais e acrescenta um toque de modernidade ao design.

Outro ponto de modernidade são os telhados. Na arquitetura tradicional que envolve a casa, os telhados têm uma inclinação de 45 graus.
No interior, o contraste entre o exterior castanho-avermelhado e as paredes e tetos em betão exposto, juntamente com os pisos de madeira clara, cria uma atmosfera acolhedora e contemporânea que serve de pano de fundo ideal para a exuberante paisagem exterior criada pelo jardim.



Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta