
Artigo escrito por Juan Carlos Fernández, arquiteto e sócio do Ventura Estudio
Não há nada como um espaço iluminado. A luz natural é um elemento fundamental no design, pois determina as cores e os materiais de todas as divisões da casa. Existem espaços que permitem cores mais escuras e espaços em que é melhor utilizar materiais e neutros/ claros. Cada projeto é diferente e único.
No caso deste apartamento, localizado no segundo andar de um prédio voltado para uma rua estreita no coração de Madrid, no bairro dos Embajadores, decidimos aproveitar o máximo de luz natural possível no interior ao planear a reforma integral.
Optámos por paredes ‘off-white’ e outras em carvalho em todo o volume central. O carvalho reflete a luz de uma forma calorosa e agradável.
Ao utilizar madeira nas paredes, decidimos colocar um pavimento contínuo e luminoso, que reflete a luz natural que entra pelas janelas para o resto do espaço. Contrastamos com elementos, tecidos e acessórios de tons mais escuros, que conferem elegância e caráter a cada divisão.
No que diz respeito à distribuição do apartamento, pretendíamos que os espaços pudessem funcionar unidos ou separados se necessário, pelo que se utilizaram portas de correr ocultas e portas pivotantes que, ao abrirem, desaparecem e deixam passar maior quantidade de luz natural.
A casa tem uma área de cerca de 100 m2, distribuída por uma sala comum com cozinha aberta, um quarto principal com closet e casa de banho privativa, outra divisão polivalente que funciona como escritório ou quarto, e uma segunda casa de banho de hóspedes. Este é o resultado da aplicação de todas essas máximas:












Para poder comentar deves entrar na tua conta