Eis diferentes opções de mercado, vantagens e desvantagens, para que possas escolher de acordo com as tuas necessidades. Qual o melhor tipo de chão?
Pixabay
Estás a pensar mudar o chão da casa. Queres um pavimento que dure e seja bonito, mas que exija poucos cuidados e não se estrague facilmente. E se puderes evitar gastar muito dinheiro, tanto melhor, certo? Neste artigo deixamos-te diferentes opções de mercado, vantagens e desvantagens, para que possas escolher de acordo com as tuas necessidades.
Pixabay
- Pavimento cerâmico. São os melhores para zonas húmidas ou mais sujas, como casas de banho e cozinhas. Também é altamente recomendado para espaços voltados para o pátio ou jardim, pois é muito fácil de limpar nestas zonas que podem ficar mais sujas: a grande maioria também tem tratamento antiderrapante, outro ponto a favor.
- Pavimento laminado. A sua grande vantagem é que se instala sem trabalho e é muito resistente. Pode imitar qualquer acabamento. É uma ótima opção para salas de jantar, salas de estar, quartos e cozinhas que ficam de frente para a sala e também é comercializada para casas de banho e cozinhas. Além disso, é antibacteriano, o que é uma vantagem se houver animais de estimação em casa. Os laminados que não têm juntas são mais fortes. Se procuras o mesmo pavimento para toda a casa, um laminado que imite a madeira é a solução perfeita.
- Pavimento de madeira. Certamente aquece a casa. É um dos pavimentos mais agradáveis, mas é preciso ter em mente que não são baratos e que também é um dos pisos mais delicados e que precisará de muita manutenção se quiseres mantê-lo. Resumindo, é lindo e aconchegante, mas terás que tratá-lo com muito carinho.
- Pavimento de vinil. É uma ótima opção para casas de banho e cozinhas e também existem inúmeros designs. O vinil também dispensa grande trabalhos para a sua instalação, uma vez que é simplesmente colado ou com sistema de encaixe no pavimento original.
- Pavimento de mármore. Durável, intemporal e também clássico. Cuidado porque, por ser uma pedra porosa, pode arranhar e absorver manchas, por isso não é recomendado em ambientes movimentados. Com o tempo também perde o brilho, embora possa ser polido. Evita detergentes abrasivos ao limpá-lo. Se pretendes colocar aquecimento radiante é perfeito, visto que é um bom condutor térmico.
- Pavimento em cortiça. É confortável e amortece, pelo que pode ser útil no quarto das crianças. É também necessário reconhecer que a cortiça é um ótimo material isolante térmico e acústico, pelo que também pode ser uma boa opção para o escritório.
Pixabay
E uma dica na hora de instalá-los. Se pretendes dar a sensação de maior espaço em casa, opta por pavimentos de grande formato, laminados ou ripas de cerâmica. As venezianas devem ser colocadas longitudinal ou diagonalmente. E se o que procuras é dar uma maior sensação de profundidade, recomendamos colocar as peças na vertical.
1 Comentários:
Um ponto a se levar em conta é um piso capaz de captar, armazenar e restituir calor ou frio nas épocas do ano necessárias. Por exemplo, um chão de betão ou pedras como a ardósia, se expostas ao sol através de janelas e portas de vidro orientadas ao sul, captarão calor durante o dia e o restituirão durante a noite, um dos pontos fortes das casas passivas, podendo fazer economizar 90% de energia em aquecimento. Quanto maior a massa termica, melhor o rendimento. Paredes de tijolo podem trazer o mesmo efeito.
Para poder comentar deves entrar na tua conta