Mosaico, pedra natural, alcatifa, vinil, linóleo, madeira ou laminados. No Deco Alerta analisamos as várias opções.
Comentários: 0
Obras em casa: qual é o melhor tipo de pavimento para usar?
Photo by Picsea on Unsplash

O chão é um dos principais focos de atenção quando se pensa em fazer obras em casa, por motivos estéticos, mas sobretudo porque é um ponto de passagem obrigatória. E dependendo dos gostos, necessidades e orçamentos disponíveis, existem no mercado várias soluções a ser consideradas. Hoje, no Deco Alerta damos uma ajuda neste tema, para que a reforma da tua casa não seja uma dor de cabeça (pelo menos no que toca aos soalhos) e escolhas o material adequado.

Esta rubrica semanal é destinada a todos os consumidores em Portugal, sendo assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news. Envia a tua questão para a Deco, por email para decolx@deco.pt ou por telefone para 00 351 21 371 02 20.

Estou a planear uma remodelação na minha casa. Uma das prioridades é mudar o soalho que está muito danificado. Não sei que tipo de pavimento posso escolher. Peço o vosso conselho sobre este tema.

Há muitas possibilidades. Podes optar por: mosaico, pedra natural, alcatifa, vinil, linóleo, madeira ou laminados, onde se inclui o flutuante.

Comecemos por comparar algumas soluções para quartos e salas: o mosaico ou pedra natural é mais frio do que pavimento de madeira, sendo que este é mais fácil de limpar do que a alcatifa. No caso do soalho flutuante, testado recentemente por nós, é fácil escolher uma marca fácil de montar com sistema de encaixe do tipo clique.

Para a casa de banho ou cozinha, aconselhamos a escolha de soalho resistente à humidade e a projeções de água. Este é três vezes mais caro do que o clássico, mas é mesmo à prova de água, embora algumas marcas resistem mal ao impacto e à abrasão.

Deixamos-te aqui algumas dicas de escolha de pavimento flutuante:

  • Todos os painéis devem exibir a mesma dimensão, ser retos e planos, assim poderás evitar problemas causados por pequenos desvios, sobretudo se estiveres a aplicar o pavimento em divisões de grande dimensão.
  • Cada soalho traz um código da classe a que pertence. Quanto mais elevado, melhor será o revestimento e a resistência. Todavia, nem sempre a classe anunciada é uma garantia de qualidade.
  • Também há diferenças no acabamento. A imitação de madeira natural é, nalguns casos, melhor do que noutros. Confirma se é fácil de montar: além de poupar horas de esforço, garante bons acabamentos.
  • Lê cuidadosamente as instruções do fabricante e usa as ferramentas indicadas. Alguns alegam que o desrespeito por estes alertas pode anular a garantia do soalho. Um bom manual é essencial para explicar como preparar a instalação, montar e manter o soalho em bom estado.

Quanto à instalação e manutenção:

  • Os soalhos com encaixe tipo clique são fáceis de instalar e a maioria é resistente e fácil de limpar. O pavimento precisa de se ambientar à temperatura e às condições de humidade do espaço. Uma boa opção é manter os painéis na embalagem original durante 48 horas no meio da divisão antes de instalar.
  • Para prevenir o desgaste do soalho, usa proteções de feltro ou borracha nos pés dos móveis e cadeiras. Cobre as zonas de passagem frequente com tapetes.
  • O aspirador para remover pó e sujidades e depois a esfregona bem espremida com um detergente suave são as “ferramentas” de limpeza mais indicadas
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta