Com luzes LED para plantas de interior poderás cultivar aquilo que sempre quiseste desde o conforto do lar, sem gastar energia.
Comentários: 0
Luzes LED para plantas de casa
Pexels

Gostavas de ter um jardim interior em casa fresco e em constante crescimento sem gastar muita energia? Temos a resposta há tanto tempo esperada. Através das lâmpadas LED para cultivo indoor é possível manter as plantas e flores sempre bonitas em casa, além de estarem devidamente protegidas da chuva, frio ou neve. Confere todos os passos para entenderes quais são as melhores lâmpadas para cultivo e as razões pelas quais vale a pena apostar em luz artificial para o jardim. 

Como é que a luz influencia no crescimento das plantas?

Antes sequer de conheceres as melhores luzes artificiais para o jardim interior, deves perceber como é que a iluminação afeta o crescimento das plantas. 

Luz afeta o crescimento das pantas
Pixabay

A luz é fundamental para que as plantas realizem a fotossíntese, processo químico indispensável ao seu crescimento. Assim, conseguirão libertar o oxigénio para a atmosfera e manter o ar respirável para todos os seres vivos. A iluminação afeta ainda o desenvolvimento da folhagem e aparecimento de frutos. 

Além disso, as plantas e flores adaptam-se facilmente às condições de iluminação. Enquanto umas adoram apanhar sol todo o dia, outras precisam de alguma sombra. Conseguem também diferenciar a intensidade de luz, que no caso de não ser suficiente poderá colocar em risco o seu bem-estar. 

Lâmpada LED para crescimento de plantas: aspetos a considerar

lampâdas led para plantas
Pexels

Uma das soluções para as plantas crescerem no inverno, é recorrer às lâmpadas LED para cultivo indoor. Significa jogar pelo seguro, uma vez que lhes permite realizar a fotossíntese de forma tranquila. No entanto, o processo não deve acontecer com qualquer tipo de luz LED e exige atenção aos detalhes. São eles: 

  1. Escolher o lugar para cultivo interior: caso escolhas a iluminação LED para plantas de interior deves conhecer o lugar perfeito para o cultivo. Podes colocar a planta num vaso da sala ou cozinha, numa prateleira do quarto ou dentro de uma panela;
  2. Comprar luzes LED: já podes comprar luzes artificiais para que a planta possa crescer - estão à venda em lojas de eletrodomésticos e iluminação como Worten ou Fnac. Não te preocupes porque as luzes LED não queimam nem causam risco de incêndio;
  3. Qual a melhor luz para o crescimento das plantas: quando utilizas luzes LED para plantações deves escolher aquela com a melhor combinação de comprimentos de onda. Enquanto a luz azul assegura o crescimento, a luz vermelha permite às plantas alongar os seus talos;
  4. Colocar as lâmpadas LED no sítio certo: é preferível colocar a lâmpada LED entre 5 e 7 centímetros da planta enquanto esta estiver em crescimento. Assim que a folhagem tiver assumido uma dimensão significativa poderás colocar a luz entre 8 a 10 cm.
  5. Temperatura e humidade: quando falamos de iluminação devemos sempre falar da temperatura (que no cultivo de plantas de interior deve rondar entre entre 18ºC e 24ºC) e na humidade. Pode ser conveniente apostar num desumidificador ou pulverizar regularmente as plantas para que na sua folhagem não existam fungos. 

É quase uma obrigação conhecer as horas de luz que uma planta precisa por dia. Pode ser necessário criar alarmes e temporizadores para que não te esqueças de desligar as lâmpadas LED adquiridas.

Erros comuns com a iluminação LED para plantas de interior

Caso já tenhas experimentado lâmpadas LED para o cultivo de plantas no interior e as mesmas tenham acabado por murchar, podemos afirmar que fizeste algo errado.

Planta murcha
Pixabay

Os erros mais comuns de quem opta por este tipo de iluminação são: 

  • Compra de luzes LED inadequadas: existem lâmpadas LED especificamente criadas para cultivo, como a lâmpada LED UFO DE 40W. Aconselhamos-te a contactar especialistas em jardinagem ou a explorar os candeeiros e lâmpadas de crescimento da Amazon;
  • Colocar as lâmpadas à distância errada: a distância das plantas e flores das lâmpadas será sempre entre 5 a 10 cm, não menos do que isso. Pode ser preferível ler as instruções de cada modelo de iluminação; 
  • Comprar lâmpadas LED só pelo preço mais baixo: a iluminação LED apesar do seu preço elevado oferece extraordinários resultados no cultivo das plantas indoor, sendo igualmente eficiente no consumo de energia de cada lar. Não compres modelos só porque oferecem um preço demasiado atrativo, porque podem não ser LED nem garantir bons resultados;
  • Ligar a luz LED durante pouco tempo: deves manter as lâmpadas ligadas até 8 horas para as plantas que precisam de luz constantemente. Se a questão for poupar não te preocupes porque o consumo das lâmpadas LED é mínimo e não será sentido na fatura. 
Luz LED para plantas
Worten

Vale a pena recorrer à luz artificial para cultivar plantas em casa?

Quando a luz solar não é intensa para garantir que as plantas e flores cresçam naturalmente, deves optar por luzes artificiais. As luzes LED para o cultivo indoor são extraordinárias, pela sua alta eficiência e por emitir pouco calor. 

Plantas de interior
Pexels

Algumas das plantas que crescem com a luz artificial são: 

  • Espada-de-são-jorge;
  • Dracenas;
  • Lírio-da-paz;
  • Plantas suculentas;
  • Begónias;
  • Bromélias;
  • Samambaias;
  • Zamioculca. 

A iluminação é apenas um dos elementos imprescindíveis para que as plantas possam realizar a sua fotossíntese. Deves considerar também a irrigação e fertilização.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta