
O papel de parede é daqueles elementos decorativos que nunca sai de moda. Se és daquelas pessoas que gosta de arriscar e arrojar esta pode ser uma boa opção para ti. Devido à sua versatilidade e facilidade de instalação, o papel de parede permite quebrar a monotonia dos ambientes rapidamente.
Ou seja, num piscar de olhos podes ter um espaço completamente diferente e é por esta mesma razão que este tipo de revestimento se tornou um dos acessórios mais desejados. No entanto, muitos têm medo quando chegar a hora de aplicar o papel de parede. Confere algumas dicas infalíveis que temos para ti.

Colocar papel de parede: como escolher?
Antes de decidires escolher o padrão e as cores do papel de parede que pretendes aplicar, é preciso ter atenção existem diferentes tipos de papéis de parede e precisas escolher a opção que melhor se adequa para ti:
Papel de parede à base de papel
São os mais tradicionais, contudo são os mais difíceis de instalar. A sua produção tem vindo a decrescer com o aparecimento de papéis de parede de outros materiais.
Papel de parede à base de TNT
É conhecido como sendo um papel de parede em tecido não tecido, são assim chamados porque a base do papel é unida sem ser tecida, conferindo-lhe assim uma maior resistência ao desgaste e à perda de cor pela luz solar. É a ótima opção para quem não tem muitos conhecimentos de bricolage, pois a sua instalação é muito simples.
Papel de parede vinílico
Graças à sua resistência ao choque e à humidade, este tipo de papel de parede é especialmente indicado para cozinhas e casas de banho, assim como áreas com maior desgaste e atrito. Por possuir PVC na sua composição, tem a vantagem de ser lavável.

Papel de parede: por onde começar?
Para a aplicação do papel de parede ficar bem feita, é preciso preparar adequadamente a superfície onde será instalado.
Além de permitir que fique sem bolhas, sem manchas e sem imperfeições, quando decidires removê-lo, a correta preparação da parede tornará o processo muito mais simples no futuro.

Aplicar papel de parede: material que vais precisar para preparação da parede
Com o material necessário à mão e o espaço desimpedido para começares a tua renovação do espaço, começa pela preparação da parede. É necessário teres em conta que o papel de parede não é adequado a todas as superfícies, como azulejos da casa-de-banho, pois a humidade irá provocar a deterioração precoce da cobertura. Poderás sempre selá-lo com verniz específico.
- Betume
- Espátula
- Lixa
- Cola para papel de parede ou primário
- Escadote (opcional)

Colocar papel de parede: 9 dicas infalíveis para uma boa aplicação
1. As paredes têm de estar secas
Caso a tua casa for nova ou recentemente remodelada, tens de deixar secar bem as paredes estucadas de fresco. Ou seja, necessitas de aguardar três a seis meses antes de puderes aplicar o papel na tua parede.

2. As deve paredes devem estar lisas e sem imperfeições
Em qualquer parede, existe sempre alguma imperfeição que pode afetar a colocação do teu papel de parede. Antes de aplicares, deves tapar os buracos e as fendas com betume para que a superfície fique lisa. Não deixes ficar para trás materiais soltos ou fita cola.

3. Se tens paredes porosas
Uma parede porosa absorve a humidade da cola demasiado depressa. Isto impede que o papel tenha tempo para se fixar. Antes de aplicares o papel, aplique uma fina camada de cola ou de primário. Se a tua parede for de fraca qualidade ou o papel que escolheste for demasiado fino, opta por aplicares previamente um papel de revestimento.

4. “Tenho as paredes pintadas qual é o procedimento”?
Nas paredes pintadas com tinta látex ou acrílica, ainda em bom estado, podes sempre colocar o papel de parede sem preparação. Mas, se a tinta for brilhante, deverás lixar as paredes para garantir uma melhor aderência do papel.

5. Lavar as paredes é essencial
As paredes devem estar lavadas para que haja uma melhor aderência. Para o efeito, utiliza água e detergente. Deves ainda trabalhar de baixo para cima, evitando os rastos deixados pela água que escorre se começares pelo topo.

6. Tens de eliminar problemas
Não tentes “mandar areia para debaixo do tapete”, como diz a expressão, usando o papel de parede como solução a um problema que possas ter na parede. Este não serve para dissimular defeitos ou problemas das paredes. Por exemplo, se houver humidade, precisas eliminar antecipadamente a causa do problema e deixar as paredes secar.

7. Aplicar primário em paredes sujas
Se as paredes ou tetos tiverem sujidade persistente deves antecipadamente aplicar primário, e claro, deixar secar. É o caso de manchas de fuligem e outras. Se não aplicares o primário, corre o risco de ver aparecer manchas desagradáveis também no papel.

8. Aplicar primário em placas de gesso
As placas de gesso devem ser pintadas com um primário adequado, uma ou duas demãos. O objetivo é tornar a superfície menos porosa. Além disso, evitas estragar as paredes quando removeres o papel com água e sabão ou com uma máquina de vapor.

9. Calcular a quantidade de papel de parede
Para calculares a quantidade de papel de parede que vais necessitar para aplicar numa divisão, deves ter em conta dois aspetos: a área da parede a revestir, multiplica a altura pela largura da mesma. A área de cada rolo de papel de parede, multiplica a largura pelo comprimento.
Depois disso, deves dividir a área da parede pela área de cada rolo de papel. O resultado obtido, que raramente é um número inteiro, é o número de rolos necessário e deve ser arredondado para cima. Idealmente deves precaver-te com uma margem de erro e acrescentar mais 10% a 15% de papel de parede do que o realmente necessário.

Agora que já tens todas as dicas infalíveis reunidas, só tens de colocar mãos à obra e vais ver que vais arrasar na colocação do teu papel de parede.
Para poder comentar deves entrar na tua conta