Não é uma ciência mas encontrar a forma certa de fazer a limpeza da casa pode também ser muito divertido. E até poupar tempo!
Comentários: 0
Mulher a fazer limpezas
Rodnae Productions/Pexels

Limpas a casa da mesma forma que a tua mãe limpava? E como é que os teus avôs mantêm a casa limpa? Exato! De certeza que cada cada tem as suas próprias ‘manias’, os seus métodos e os seus rituais. Mas é normal, tudo normal. 

Do teu lado acreditamos que também podes estar ainda à procura do teu ‘eu’ nas limpezas e por isso queremos dar-te alguma inspiração multicultural. Se por um lado é normal que te apercebas de rituais que a tua família faz, ou amigos, talvez o segredo para veres a limpeza com outros olhos seja veres o que outras pessoas fazem noutros países e partes do mundo.

Borrifador de Limpeza
Towfiqu barbhuiya/Unsplash

Aqui não falamos dos produtos de limpeza que tens de usar, ou da forma como tens de passar o pano do pó ou a esfregona, mas sim sobre os métodos que te vão ajudar a manter a casa um pouco mais arrumada e limpa. A ideia? Simplesmente descobrir novas formas de fazer a limpeza da casa de uma forma que seja proveitosa.

Vamos a uma viagem pelos métodos de limpezas praticados pelo mundo fora?

Tornar a limpeza uma forma de meditação

Meditação
Pexels

Parece esquisito mas, porque não? Diz-se que os monges budistas têm na sua rotina um período dedicado exclusivamente a tarefas de limpeza e que qualquer um de nós pode replicar facilmente esta ideia. A premissa é que eles fazem qualquer tarefa de limpeza por um curto período de tempo, vamos imaginar 20 a 30 minutos, mas diariamente.

Quando o tempo acaba eles simplesmente terminam a tarefa e não voltam a tocar na mesma até ao dia seguinte. É um método de limpeza que não tem como objetivo ser intensivo mas sim um processo de meditação.

Além de que, já pensaste que se fizeres qualquer coisa na casa apenas durante estes 20 ou 30 minutos por dia, não irás precisar de um dia inteiro em casa só para fazer a limpeza da casa inteira?

Criar zonas para sapatos

Cesto com ténis
Pixabay

Sim, não parece ser um método de limpeza per si mas acredita que é. Já pensaste em adotar o método japonês de ter uma zona à entrada da casa para colocares os sapatos com que entras em casa? É um ato muito simples e que vai fazer maravilhas pela limpeza da tua casa.

Ao tirares os sapatos, quer andes descalço ou com chinelos de casa, vais evitar que se espalhem partículas de pó do exterior pela casa, ou seja, evitas ter a casa mais suja.

3. Método “Swedish Death Cleaning”

Destralhar
Pexels

Não te assustes com o nome, prometemos que não é assim tão mórbido. Este método sueco está, de certo modo, ligado à ideia do destralhar e do desapego.

Basicamente este método de limpeza sueco diz que deves eliminar todos os objetos desnecessários à medida que envelheces para que não deixes para trás coisas que terão de ser os outros a lidar. A ideia é ir preparando a casa para uma eventualidade em que deixes a tua casa inesperadamente.

4. Método Ano Novo, vida nova

Limpar a casa no ano novo
Pexels

Bem, não é um método de limpeza concreto mas sim uma tradição de limpeza anual. Impresso na cultura de muitos países, o período de ano novo é visto como uma altura propícia a uma grande limpeza da casa para libertar energias negativas e captar boas vibrações.

Os países orientais, como a China, Vietname e Tailândia, são dos que mais aplicam esta ideia fazendo uma limpeza profunda das suas casas nos dias imediatamente antes da passagem de ano.

5. Limpezas gerais por estações

Organização e arrumação casa
Rodnae Productions/Pexels

Este método não invalida aquelas limpezas diárias como lavar a loiça, varrer o chão ou fazer a cama ou dar um jeitinho na casa de banho, mas é sem dúvida um método para as chamadas limpezas profundas.

Em muitos países adopta-se a ideia de fazer uma mega limpeza na mudança de estação. Serve para puxar boas energias mas também para arrumar o que vai deixar de ser usado e tirar para fora aquilo a que vamos dar uso nos próximos meses.

Se por outro lado não queres adotar nenhum destes métodos, então podes sempre criar o teu calendário de limpeza. Ajustas às tuas necessidades e à tua agenda social e tudo irá correr bem também.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta