Colocar almofadas ao sol ou não limpar o lava-louças podem colocar em causa a limpeza da casa.
Comentários: 0
Erros a evitar na limpeza da casa
Foto de RODNAE Productions en Pexels

A limpeza da casa é uma das tarefas domésticas que devemos incluir na nossa agenda semanal, para deixar os espaços mais organizados, livres de germes e bem confortáveis. Mas nem sempre nos salta à vista tudo o que é preciso limpar. E por fazes cometemos erros que colocam todo o trabalho em causa. Para te ajudar a identificá-los, elaboramos uma lista dos principais erros a evitar na hora de limpar a casa. Toma nota.

Limpar a louça depois de lavar

Limpar a louça
Foto de cottonbro en Pexels

Depois de lavar a louça, o melhor mesmo é deixares secar e só depois retirar restos de humidade com o pano da louça. Um erro é limpares a louça logo depois de lavar e com o pano errado: o de enxugar as mãos, que deixa rasto nas peças. Além disso, não te esqueças de trocar ambos os panos – o da louça e o das mãos - com regularidade ou sempre que considerares necessário.

Fazer a cama logo depois de acordar

Evitar fazer a cama depois de acordar
Foto de Kampus Production en Pexels

Depois de acordar é importante deixares a cama arrefecer pelo menos duas horas. E só depois deverás fazê-la. Isto porque se a fizeres logo depois de acordar, a cama vai permanecer quente e húmida, criando o ambiente perfeito para a proliferação de ácaros. Por isso, deixar a cama por fazer é mesmo a melhor solução para eliminá-los, segundo revelou um estudo da Universidade de Kingston, em Inglaterra.

Deixar a almofada ao sol

Colocar almofadas ao sol é um erro
Foto de Karl Boerre Frydenlund en Pexels

Podemos achar que a almofada precisa de arejar e apanhar um pouco de sol para que fique mais higienizada. Os raios ultravioleta podem realmente ter um efeito bactericida. Mas ao aquecer as almofadas estamos a criar – novamente – o ambiente ideal para que haja acasalamento dos ácaros, que acabam mesmo por se multiplicar. Assim sendo, não vale a pena colocar as almofadas ao sol.

Se optares por lavar as almofadas, não te esqueças de primeiro ler as instruções na etiqueta – até para verificar se pode mesmo ir à máquina de lavar roupa. O ideal será mesmo lavá-las de seis em seis meses.

Não limpar o lava-louças

Lavar o lava-louças
Foto de RODNAE Productions en Pexels

Primeiro, não deves deixar a louça no lava-louças durante muito tempo, para não acumular bactérias. E depois de lavar a louça o melhor mesmo é limpar a pia com água quente e detergente para que eliminar quaisquer bactérias ou germes.

Se optares por deixar a louça para lavar no dia seguinte, é recomendado que deixes os pratos e talheres numa bacia com água quente e detergente, não só para evitar a criação de bactérias, mas também porque amolece os resíduos de comida tornando-se mais fácil lavar.

Não limpar a máquina de lavar a roupa

Limpar a máquina de lavar a roupa
Foto de RODNAE Productions en Pexels

A máquina de lavar a roupa também vai acumulando resíduos ao longo do tempo, sobretudo, nas borrachas junto à porta. E, por isso, é importante limpar o seu interior com regularidade de forma a garantir que está devidamente higienizada para lavar roupa, bem como o seu bom funcionamento.

Para limpar a máquina de lavar roupa, podes começar por colocar água quente na gaveta dos detergentes para eliminar os resíduos de amaciador ou detergente da roupa que vão ficando encrustados. Depois, liga a máquina num dos ciclos de água quente e longo, e coloca meio litro de lixivia.

Também não te esqueças de limpar o filtro, como uma escova por exemplo. O compartimento onde está o filtro dentro da máquina de lavar roupa também deve ser limpo com o uso de outra escova. Além disso, também deves limpar a parte exterior da máquina.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade