Estes espaços da casa que merecem, por norma, menos atenção, podem ser convertidos em locais mais bonitos e úteis.
Comentários: 0
Imagem de inspiração
Organizar por tipos de produtos e/ou alimentos Photo by heather mckean on Unsplash

Organizar a arrecadação ou despensa pode ser um caminho para a felicidade, sobretudo nesta fase de isolamento social, pois este é, talvez, o maior desafio da arrumação. É lá que guardamos tudo o que não usamos, o que já não é útil, o que ocupa espaço, ou simplesmente os objetos de uso sazonal. Mas também pode ser o local que utilizamos como despensa, para guardar, por exemplo, os alimentos ou utensílios e acessórios de cozinha.

É certo que as arrecadações não são aquela divisão que mantemos ao estilo “Marie Kondo”, até porque, por norma, não nos incomodam muito. Exceto quando temos necessidade de alguma coisa. Depois de muito adiar, lá fazemos aquela incursão pela arrecadação e, por vezes, deparamo-nos com surpresas desagradáveis, como artigos danificados, com mofo, etc.. Esta situação desagradável pode facilmente ser ultrapassada, basta alguma motivação e sentido prático.

Com a ajuda da MELOM*, empresa especializada e líder em remodelação de imóveis, mostramos-te alguns truques que ajudarão, seguramente, a melhorar essa divisão da casa.

Primeiro passo: definir uma estratégia de ação

Antes de começar a arrumar é importante pensar no objetivo final. Pretendemos não só eliminar o que não precisamos, porque já não é útil ou está “démodé”, mas também ordenar devidamente o que temos.

Imagem de inspiração
Organizar as loiças por categorias Photo by Brooke Lark on Unsplash

Segundo passo: foco

Esta tarefa requer foco, ou seja, devemos encará-la desapaixonadamente. Olhar para os objetos que guardámos anos a fio na arrecadação, com o sentimento de: “quem sabe um destes dias vou precisar disto…” não é o caminho que queremos seguir. Devemos ter claro que apenas vamos manter aquilo que realmente faz falta e é útil para a nossa vida. Temos um objetivo e vamos persegui-lo. O objetivo é transformar a arrecadação ou despensa num local que, além de útil, possa ser um local visitável e até digno de foto de revista.

Imagem de inspiração
Foco na iluminação e minimalismo Photo by Jason Leung on Unsplash

Imagem de inspiração
A despensa é quase sempre uma das divisões mais desarrumadas da casa Photo by Allie on Unsplash

Terceiro passo: mãos-à-obra

Cada caso terá as suas nuances, no entanto há detalhes que são transversais a todas as arrecadações. Por norma, são locais pouco iluminados ou mesmo sem luz natural, de reduzidas dimensões e, quase sempre, bastante húmidos. Deixamos algumas ideias que farão toda a diferença na utilização e organização do espaço:

  • Iluminação: é um elemento essencial em todas as divisões da nossa casa, por isso também o é na arrecadação. Hoje em dia, já é possível ultrapassar a dificuldade de iluminação com pouco investimento e poupança energética. Se existirem prateleiras na arrecadação, uma ideia é colocar, por baixo de cada uma delas, uma pequena lâmpada LED que funcione com pilhas, permitindo uma melhor visibilidade sobre o que tem cada uma delas. No caso de não teres prateleiras e as quiseres colocar, existem módulos pré-definidos ou, no caso de maior investimento, poderás mandar fazê-las à medida. Nota importante: as prateleiras devem estar 2 cm afastadas da parede para ventilar melhor.
  • Arrumação: caso a arrecadação seja mais simples e não tenha muito espaço para colocar prateleiras, é sempre uma opção colocar caixas em plástico transparente, organizando por temas o seu conteúdo. Estas caixas são possíveis de empilhar e uma ótima forma de arrumar os artigos, conseguindo assim uma arrecadação organizada e aprazível.
  • Ventilação: Esta divisão, como é muitas vezes um aproveitamento de espaço, não tem janelas, o que gera humidade e desagradável cheiro a mofo. Para ultrapassar essa dificuldade, poderá colocar-se uma porta com grelha de ventilação (pode parecer linear, mas muitas vezes não existe). Outra possibilidade, no caso de não quereres fazer esse investimento, é colocar um desumidificador portátil, de pastilhas absorventes. Além de não ocupar muito espaço, é muito funcional na medida em que garante uma elevada absorção das humidades e mofo existentes.
    Imagem de inspiração
    Fundamental ter os essenciais à mão Photo by Learncy Paul on Unsplash
  • Imagem de inspiração
    Outra forma de categorizar Photo by Nadia Pimenova on Unsplash

No caso de existir na arrecadação uma situação mais crítica, com mofo e humidade nas paredes, existem técnicas mais ou menos completas para resolver o problema:

  • Limpar a superfície, com um pulverizador, onde colocamos 2 partes de água e uma de lixívia, (usando luvas e máscara), pulveriza-se a superfície e deixa-se atuar. Depois limpa-se a superfície e deixa-se secar. Por fim, raspa-se e aplica-se uma pintura antifúngica.
  • Se forem mais criativos e quiserem garantir um melhor resultado, é possível aplicar placas de cortiça, cortadas à medida, para um duplo efeito: além muito eficaz, é uma opção natural e estética na luta contra a humidade. É certo que requer um pouco mais de investimento, mas como as áreas, à partida, são reduzidas, consegue-se um resultado muito interessante.

Imagem de inspiração
Isolamento pode ser uma boa altura para 'arregaçar' mangas Photo by Rūta Celma on Unsplash

Organizar a arrecadação é uma excelente forma de aproveitar esta época de confinamento social e sair dela com um sentimento de “desafio cumprido”.

*Este artigo contou com o apoio técnico da MELOM Mar (Viana do Castelo)

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade