
Existem muitas opções de pavimentos para o exterior, cada uma com as suas vantagens e desvantagens. É por isso que, na hora de escolher, deverás ter em conta não só o preço do material, mas também fatores relacionados com a instalação e futura manutenção e limpeza, assim como o nível de uso que lhe vai ser dado e se se adequa ou não às caraterísticas climáticas.
Para dar-te uma ajuda na escolha, deixamos-te seis opções de pavimentos para exterior, em colaboração com a plataforma habitissimo, especialista no setor de obras de remodelação.
1. Grés porcelânico
Esta é uma solução extremamente durável e que se adapta bem aos diferentes climas, bem como a uma grande amplitude térmica. É também um pavimento muito versátil, podendo ser encontrado em diversas cores ou a imitar materiais como a madeira ou o mármore.

Além disso, como as peças de grande formato de grés porcelânico são uma tendência, acaba por se tornar uma opção de pavimento exterior barato, mesmo na hora da instalação. Caso optes por este pavimento, deverás pedir a ajuda de um profissional para a instalação, porque existem alguns procedimentos a ser tidos em conta, especialmente na forma como são colocadas as juntas.
2. Grés normal
Outra opção para o exterior da sua casa é optar pelo grés normal, também conhecido como pavimento cerâmico ou azulejo, já que este material reúne muitas das vantagens do grés porcelânico, mas a um preço ainda mais em conta.

O pavimento em grés normal é muito fácil de aplicar, embora esta instalação deva ser feita por um profissional. No entanto, uma desvantagem é que o grés normal é mais fino, pelo que, no exterior, se pode revelar menos resistente, e talvez até quebrar devido ao uso prolongado.
3. Pavimento de Madeira
A madeira ainda é um dos materiais de exterior mais utilizados, muito graças à sua alta resistência, durabilidade e à sua componente mais estética e elegante. No caso de optares por um pavimento de madeira natural, não te esqueças de que deverás fazer um trabalho de manutenção constante, para garantir a durabilidade do pavimento.

Caso não pretendas ter tanto trabalho de manutenção, podes sempre escolher madeira sintética para o exterior da casa. Dentro das madeiras sintéticas, terás diversas opções à disposição, que vão desde as madeiras de PVC às de plástico, passando até por opções feitas com materiais 100% reciclados.
4. Pedra natural
É possível trazer um charme extra ao exterior usando pedras como o granito, a ardósia, a laje ou o mármore, que combinam bem tanto com construções mais rústicas, como com construções mais contemporâneas. Além disso, este tipo de material dá sempre mais valor a uma casa, mesmo que tenhas optado por um formato irregular.

Antes de escolheres a pedra natural a utilizar, deverás ter em conta as suas caraterísticas, o local onde vai ser colocada e as condições climatéricas. A laje é muito resistente, sendo boa para todos os tipos de clima, e a ardósia, muito usada em telhados, é outra boa opção para o exterior, porque é resistente, impermeável e funciona como um bom isolador térmico. Por sua vez, o granito é muito resistente ao calor e mantém a frescura de um espaço, e existe em diferentes cores e tamanhos, mas é também dos materiais para exterior mais caros.
5. Betão
Esta é uma excelente opção para exteriores, sendo uma boa opção para quem procura um pavimento de exterior barato, fácil de instalar, fácil de manter e de limpar, e extremamente durável. Aliás, não é por acaso que o betão se tem tornado igualmente um dos pavimentos interiores que é cada vez mais usado.

Para além da sua resistência e durabilidade, o betão é conhecido por funcionar bem com a maioria dos estilos decorativos, do mais urbano ao minimalista, o que não o limita na hora de escolher a decoração que vais usar para o jardim.
6. Barro
Se queres apostar numa estética mais rústica e artesanal, o barro é uma opção a ter em conta, já que é muito resistente, 100% natural e traz bastante charme ao local onde é instalado devido às suas irregularidades e imperfeições.

No entanto, não te esqueças que ter um pavimento de barro requer algum trabalho de manutenção constante, para garantir que se mantém em bom estado durante muito tempo. Em contrapartida, um piso de barro cozido pode ser uma opção muito mais barata que as restantes.
Para poder comentar deves entrar na tua conta