Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Jardins e terraços: tipos de pavimentos e revestimentos de muros a usar

A madeira é um dos materiais mais usados no exterior da casa, mas há outros que ficam igualmente bem.

Foto de Jonathan Borba no Pexels
Foto de Jonathan Borba no Pexels
Autor:

No que toca ao exterior da nossa casa, existem diversos materiais que podemos usar para criarmos um ambiente mais apelativo e no qual nos apeteça passar mais tempo. Se tens dúvidas sobre qual é a melhor opção para o teu espaço, deixamos-te aqui cinco materiais que podes usar no jardim ou terraço, em colaboração com o portal Habitissimo

Madeira

A madeira ainda hoje é um dos materiais mais usados no exterior da casa, desde que esteja devidamente tratada para melhor resistir ao clima. Pode ser usada para pavimentar uma parte do seu jardim ou para revestir o seu muro de uma maneira elegante e que nunca sairá de moda. Como é um material natural e que transmite uma sensação de calidez, combina bem com qualquer tipo de decoração que coloque no local, pelo que não há como correr mal.

Via Habitissimo
Via Habitissimo

Pedra

A pedra natural é também muito popular em terraços e jardins, já que é muito resistente às intempéries e ao uso. Além disso, é um material natural, que combina muito bem com o espaço exterior e com as plantas, ajudando a criar uma paisagem mais apelativa sem grandes dificuldades. Este material pode ser usado como pavimento ou como revestimento de muro, sempre com bons resultados.

Via Habitissimo
Via Habitissimo

Cerâmica

Existem no mercado diversos materiais cerâmicos que podem ser usados no exterior da tua casa, desde aqueles com padrões àqueles mais simples. Seja qual for o modelo escolhido, com a cerâmica consegues criar um espaço bonito e que combina bem com qualquer decoração que já tenhas no exterior. Apesar de ser mais usado enquanto pavimento, a verdade é que também podes arriscar e colocar cerâmica no muro.

Via Habitissimo
Via Habitissimo

Betão

Longe vão os tempos em que se achava que betão exposto não ficava bem numa casa. Com a chegada de um estilo decorativo mais industrial, o betão veio parar à ribalta no que toca a pavimentos e revestimentos, podendo ser usado tanto no interior como no exterior da casa. Assim, podes usar este material no chão do terraço ou do jardim e também em muros, criando uma unidade visual que resulta muito bem.

Via Habitissimo
Via Habitissimo

Compósito

Materiais compósitos são formados a partir de diversos outros materiais, como a madeira, pvc e propileno, sendo muito resistentes e duradouros. São maioritariamente usados como pavimentos de exteriores, mas cada vez mais são utilizados para revestir muros, prolongando o efeito visual já alcançado no chão. Existem vários modelos disponíveis, com diferentes cores, pelo que não será difícil encontrar uma opção que se adeque ao teu jardim ou terraço.

Via Habitissimo
Via Habitissimo