A escolha entre uma mesa redonda e uma mesa retangular não é apenas uma questão de gosto. Também se devem considerar questões práticas e estéticas.
Antes de decidir que tipo de mesa pretendes comprar, é necessário avaliares as características distintivas de ambos os tipos de mesas e as vantagens em termos de funcionalidade e estilo. Todos esses fatores são úteis para compreender como escolher uma mesa redonda ou retangular.
Características das mesas redondas
Uma mesa redonda tem normalmente um diâmetro entre os 80 e os 150 cm, e é ideal para criar um ambiente intimista e acolhedor, perfeito tanto para um jantar a dois como para noites com amigos e família.
Porquê escolher uma mesa redonda? Eis algumas peculiaridades das mesas redondas:
- Incentivam a conversa: as mesas redondas estimulam a interação social e o convívio. Além disso, uma mesa redonda extensível pode acomodar 10 pessoas.
- Adaptabilidade a espaços: estas mesas são excelentes para espaços pequenos ou estreitos. A sua forma circular permite otimizar o espaço disponível.
- Segurança: são ideais para famílias com crianças, graças à ausência de arestas vivas.
- Melhor distribuição do espaço: São muitas vezes escolhidas pela capacidade de servir um maior número de pessoas num espaço mais compacto do que as mesas retangulares.
- Não apenas em casa: estas mesas são também ideais para salas de conferências ou áreas de espera, onde a facilidade de movimento à volta da mesa é essencial para a discussão. Neste tipo de espaço, é muitas vezes possível encontrar uma mesa extensível oval.
Características das mesas retangulares
As mesas retangulares oferecem uma grande versatilidade e capacidade, o que as torna adequadas para completar o design de salas retangulares e de maiores dimensões. Possuem uma estrutura que permite tirar o máximo partido da superfície e apresentam uma série de vantagens:
- São quase sempre extensíveis: na maioria dos casos, as mesas retangulares são extensíveis, para acomodar um grande número de pessoas.
- A estrutura: o formato retangular permite um melhor aproveitamento da superfície em relação às mesas redondas, facilitando o encaixe nas salas de jantar.
- São versáteis: servem tanto para o escritório, como para ocasiões mais informais.
Os materiais mais utilizados para mesas redondas e retangulares
Cada material tem características próprias que influenciam não só o aspeto da mesa, mas também a sua funcionalidade e durabilidade ao longo do tempo. Mas quais são os materiais mais utilizados na produção de mesas? Eis uma seleção dos mais usados e modernos:
Madeira
Clássica por excelência, a madeira nunca falha, porque oferece calor e robustez. É escolhida pela maioria das pessoas, porque acrescenta um toque de conforto e naturalismo aos ambientes e, acima de tudo, adequa-se aos mais diversos estilos, desde o rústico ao moderno.
Metal
Se o ambiente se caracteriza por ter um aspeto mais moderno e um estilo industrial, a escolha certa pode ser o metal, com as suas linhas clean, minimalistas e geralmente de manutenção muito simples. Muito na moda hoje em dia são as mesas de metal com peças de madeira.
Cerâmica
Cada mesa de cerâmica é uma peça única, caracterizada por ter formas e cores particulares, que tornam o ambiente mais acolhedor e pessoal.
A cerâmica é um material muito resistente a impactos e manchas e, por isso, ideal para o uso diário. Além disso, as mesas de cerâmica são muito versáteis e adaptam-se a qualquer estilo de mobiliário, desde o mais clássico ao mais moderno.
Vidro
O vidro é ideal para dar uma sensação de maior espaço e luminosidade. Ele tem a capacidade de tornar os espaços visualmente mais abertos e luminosos, característica útil nos pequenos apartamentos ou salas com pouca luz natural.
Como escolher a mesa de vidro? Com base nas necessidades, espaços e mobiliário pré-existente.
O que medir e ter em conta
Para escolher a mesa ideal, tem em conta o espaço disponível, o número de pessoas que costumas receber e o que pretende em termos de funcionalidade e estilo.
Mede bem os espaços, pensa no posicionamento da mesa dentro do ambiente e tem também em atenção a iluminação: as mesas precisam quase sempre de um ponto de luz.
A manutenção da mesa é essencial
Uma boa mesa não deve ser apenas bonita, mas também funcional e resistente. Certifica-te de que a mesa escolhida adapta-se bem ao espaço sem destoar no design, especialmente em ambientes pequenos.
Por exemplo, mesas com superfícies facilmente laváveis e resistentes a riscos são preferíveis em cozinhas ou áreas muito utilizadas.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta