Perfeito para dar tom e personalidade a esta divisão da casa, o papel de parede é resistente e está disponível em mil modelos.
Comentários: 0
papel de parede na sala de estar
Freepik
Matteo Squillante
Matteo Squillante

O papel de parede pode ser mais ou menos usado, mas a verdade é que nunca sai de moda e é cada vez mais comum encontrá-lo mesmo nos contextos mais modernos. É, de facto, uma opção barata e simples para personalizar a casa, principalmente se se tratar de cobrir uma parede já caiada de branco. Além disso, a resistência ao longo do tempo e a vasta oferta em termos de cores e padrões só testemunham a seu favor. Eis algumas dicas de como usar papel de parede na sala de estar. 

Como escolher o papel de parede certo?

A enorme oferta comercial é certamente uma das razões pelas quais muitos escolhem papel de parede, mas, por outro lado, também pode dificultar a localização do produto certo. Para comprar o papel de parede ideal, deves considerar:

  • Tamanho e brilho da sala de estar: para salas pequenas ou escuras, cores claras e padrões delicados, riscas verticais finas ou pequenos padrões geométricos, ajudam a expandir visualmente o espaço. Pelo contrário, em ambientes grandes e claros, podes ousar com cores mais escuras e padrões.
  • Estilo de decoração: certifica-te de que o papel de parede escolhido combina harmoniosamente com o estilo da tua sala de estar. Se amas o clássico, opta por padrões de damasco, florais delicados ou riscas verticais. Para o estilo moderno, precisas de geometrias e estampados. 
  • Tipos de papel de parede: papel vinílico, tecido, não tecido, fibra de vidro, etc.. Cada material tem as suas próprias características específicas em termos de resistência, lavabilidade e aplicação.
papel de parede na sala de estar
Unsplash

Ideias criativas para salas de estar

O papel de parede, assim como a tinta, pode tornar-se uma verdadeira ferramenta para personalizar a sala de estar e mobilá-la de uma maneira única. Há muitas ideias que podes considerar:

Parede de destaque

Escolha uma parede da sala e cobre-a com um papel de parede em tons claros ou com um padrão exuberante: podes criar mais profundidade e quebrar a monotonia. A parede atrás do sofá ou da TV são perfeitas para esse fim, chamando a atenção e definindo a área.

Nichos e prateleiras

Muitas vezes muito difíceis de mobilar, os nichos podem ser cobertos com papel de parede para destacar os objetos em exibição e criar um jogo de contrastes. Um padrão com riscas verticais pode, por exemplo, afinar um pequeno nicho, enquanto um padrão floral pode ser ideal para uma estante de livros.

Como cuidar do papel de parede

Para manter a vibração e o esplendor do papel de parede ao longo do tempo, é importante cuidar da sua manutenção e limpeza. Para começar, limpa o papel de parede regularmente com um pano macio e seco para remover o pó, evitando esfregar com muita força para não danificar a superfície.

Se forem encontradas manchas, usa um pano húmido e detergente neutro, evitando produtos agressivos que possam desbotar as cores ou estragar o acabamento. Além disso, se o papel de parede for colocado numa área propensa à humidade, como perto da cozinha, certifica-te de que seja resistente à água.

papel de parede na sala de estar
Freepik

Algumas dicas para melhorar o papel de parede

Às vezes, para dar um novo tom ao ambiente, não basta simplesmente escolher um modelo bonito. Também tens que usá-lo bem. Eis alguns "truques" que podem interessar:

  • Criar um ponto focal: de modo a atrair a atenção e dar profundidade ao ambiente.
  • Demarcar espaços: numa sala de estar em plano aberto, o papel de parede pode ser usado para definir diferentes áreas, como a área de jantar ou o canto de relaxamento.
  • Aumentar a altura do teto: escolha um papel de parede com riscas verticais ou padrões que se desenvolvam em altura para criar a ilusão de um teto mais alto.
  • Imitar os materiais da natureza: papéis de parede com efeitos como os que imitam madeira, pedra ou tecido, conferem à sala de estar um ambiente caloroso e acolhedor.
papel de parede na sala de estar
Freepik
Ver comentários (0) / Comentar