Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

“Selo do carro” e ISV mais caros em 2019: fica a saber quanto no teu caso

chuttersnap/Unsplash
chuttersnap/Unsplash
Autor: Redação

Tens carro ou pensas comprar um? A proposta do Orçamento do Estado para 2019 (OE2019) não traz boas notícias: a carga fiscal sobre os automóveis vai aumentar. Para o próximo ano está prevista uma atualização das tabelas do IUC (Imposto Único de Circulação), vulgarmente conhecido como “selo do carro”, e do ISV (Imposto sobre Veículos), segundo o valor da taxa de inflação para este ano (1,3%).

Os dados foram apontados por Susana Monteiro CaetanoIndirect Taxes Director da PwC, no âmbito de um dossier dedicado ao OE, que o idealista/news está a publicar.

Até à data, a medição das emissões de CO2 era efetuada com base no método New European Driving Cycle (“NEDC”), mas este método foi substituído pelo Worldwide Harmonized Light Vehicles Test Procedure (“WLTP”), que entra em vigor a 1 de janeiro de 2019.

A nova fórmula de medição das emissões poluentes poderia ter provocado, de resto, aumentos mais significativos, mas o Governo decidiu introduzir no OE2019 um regime transitório, uma espécie de “taxa de desconto” que será tanto menor quanto mais poluente for o veículo.

Deixamos-te agora algumas das simulações feitas pela PwC a pedido do idealista/news, em função das características de diferentes veículos.

Simulações IUC

Cálculo do "selo do carro" / PwC
Cálculo do "selo do carro" / PwC
Simulações  ISV

Cálculo do imposto sobre veículos / PwC
Cálculo do imposto sobre veículos / PwC