Euros

Receita fiscal subiu 6,5% para 57.257,1 milhões até novembro de 2025

O Estado português arrecadou 57.257,1 milhões de euros em receita fiscal de janeiro a novembro, um aumento de 6,5%, de acordo com a síntese de execução orçamental, divulgada esta terça-feira, dia 30 de dezembro de 2025. O ritmo de crescimento da receita acumulada acelerou em novembro, permitindo que nos 11 primeiros meses do ano se cumprisse 90,4% da execução da receita de impostos prevista para a totalidade de 2025 (63.370,9 milhões de euros, segundo o valor projetado pelo Governo de Luís Montenegro).
IUC

Governo redefine regras do IUC: mudanças no imposto só em 2027

O Governo voltou a mexer nas regras de pagamento do Imposto Único de Circulação (IUC), adiando para 2027 a mudança que vai contar com período transitório. A partir desse ano, o imposto será liquidado em abril, com possibilidade de pagamento faseado, e não em fevereiro, como inicialmente estava previsto.
Cascais

Pacote fiscal de Cascais: IMI sobe mas primeiras habitações pagam menos

A Câmara de Cascais aprovou esta segunda-feira, dia 15 de dezembro de 2025, o pacote fiscal para 2026, aumentando a taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para 0,35% para prédios urbanos, mas com redução para o valor mínimo para habitação própria e permanente. De acordo com a proposta de pacote fiscal municipal para 2026, o executivo liderado por Nuno Piteira Lopes (PSD) aprovou aumentar a taxa do IMI para 0,35%, referente a 2025, e a cobrar no próximo ano, quando este ano a taxa cobrada foi de 0,33%, referente ao ano anterior (que pode variar entre 0,30 e 0,45%).
Casas em Lisboa

Última prestação do IMI pode ser paga até 3.ª feira

O período para pagamento da última prestação do IMI superior a 100 euros decorre até terça-feira, dia 02 de dezembro, por ser o primeiro dia útil após o final do prazo oficial de 30 de novembro, informou o Ministério das Finanças.A 'fatura' do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) é automaticamente
Luís Montenegro

CM aprova diplomas para cortar impostos e burocracia na habitação

A proposta de lei destinada a incentivar a construção de habitação e o arrendamento, através de uma redução de impostos, foi aprovada na última reunião de Conselho de Ministros, segundo anunciou o ministro da Presidência. A proposta de lei, que vai seguir para o Parlamento, inclui uma autorizaç
Zona Franca da Madeira

OE2026: Parlamento aprova IRC de 5% na Madeira até 2033

O parlamento aprovou a extensão das regras fiscais da Zona Franca da Madeira (ZFM) até 2033, permitindo que as empresas atualmente ali licenciadas beneficiem, até esse ano, da taxa especial do Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Coletivas (IRC) de 5%. A iniciativa recebeu os votos contra do PCP, BE e Livre. A legislação em vigor só garantia a aplicação da taxa reduzida até 2028.
Ontario, Canadá

Província canadiana propõe desconto na compra da primeira casa

O Governo da província de Ontário, onde se encontram cidades tão importantes como Toronto e Ottawa, apresentou um plano para facilitar o acesso à habitação própria. A proposta prevê descontos nos impostos sobre a propriedade de até 80.000 dólares canadianos (49.444 euros) para quem comprar a sua primeira casa na província. Esta medida é compatível com as deduções fiscais nacionais, que podem permitir uma poupança total de até 130.000 dólares canadianos (80.346 euros) na aquisição de imóveis com um valor máximo de um milhão de dólares canadianos.
Índice de competitividade fiscal 2025

Sistema fiscal português continua longe da média da OCDE

O sistema fiscal português é o sexto menos competitivo entre os 38 países da OCDE, segundo o Índice de Competitividade Fiscal 2025 da Tax Foundation. Apesar de ter melhorado face ao ano anterior, subindo do 35.º para o 33.º lugar, Portugal continua entre os países com maior pressão fiscal e complexidade, sobretudo no que diz respeito à tributação das empresas e aos impostos sobre rendimentos elevados.
Impostos com a habitação

Impostos com habitação: IMI e IMT valem 80% da receita das autarquias

Os dois principais impostos relacionados com a habitação, o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e o Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT), valem 79,2% da receita fiscal dos municípios portugueses. E a tendência tem vindo a acentuar-se nos últimos anos, com o IMT a ganhar cada vez mais terreno. Só em 2024 este imposto – é pago sempre que é realizada uma transação imobiliária – representou 42,7% do valor dos impostos diretos cobrados pelas autarquias e 42,4% do total dos impostos. O IMI, por seu turno, vale 36,8% da receita das câmaras.
Paga IMI

IMI 2025: última prestação é para regularizar até final de novembro

Se és proprietário de um imóvel em Portugal, este alerta é para ti: o prazo para pagar a última prestação do IMI- Imposto Municipal sobre Imóveis termina no final de novembro. Muitos contribuintes esquecem-se deste detalhe, sobretudo quando o imposto é fracionado em várias parcelas ao longo do ano. Mas não o fazer pode sair caro – com juros, coimas e até risco de cobrança coerciva.
O que muda no IUC?

IUC 2026: atenção que há novos valores e prazos para entrar em vigor

O Imposto Único de Circulação (IUC) em Portugal está a passar por alterações significativas que entram em vigor em 2026. Estas mudanças visam simplificar o processo de pagamento e incentivar a renovação do parque automóvel. Neste artigo, vamos explicar-te quais são as mudanças, como estas te podem afetar e o que deves fazer para não ter surpresas com coimas ou juros de mora.
IMI

Quem paga o IMI dos imóveis numa herança indivisa?

Em casos de heranças indivisas, o pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) dos bens incluídos cabe ao chamado cabeça de casal, que representa a herança perante a Autoridade Tributária até que a partilha seja formalizada. Segundo os artigos 2079.º e seguintes do Código Civil, o cabeça de casal é o órgão normal de administração da herança e exerce funções até à conclusão da partilha.
Casas em Lisboa

Mais-valias usadas no IMT e Imposto de Selo perdem isenção de IRS

Vender uma casa e usar as mais-valias obtidas para pagar o IMT e o Imposto do Selo da nova habitação pode sair caro ao contribuinte. Segundo uma informação vinculativa recente da Autoridade Tributária (AT), esse montante não será considerado reinvestimento e, por isso, ficará sujeito a tributação em IRS. A decisão clarifica um ponto que tem gerado dúvidas entre os contribuintes e confirma que os impostos associados à nova compra não estão abrangidos pela exclusão prevista no Código do IRS.
Bandeiras

Em que países da Europa se paga mais impostos para comprar casa?

Comprar uma casa na Europa obriga os compradores a enfrentar não só os elevados preços do mercado imobiliário, mas também uma grande variedade de impostos que tornam a operação ainda mais cara. Entre os países europeus analisados, Portugal tem a sétima taxa média de impostos de transação de habitação mais elevada (4%), numa lista em que Espanha ocupa o primeiro lugar (8,5%). No nosso país, os impostos a pagar na compra de casa podem variar entre zero e 8%. Isto porque, recorde-se, os jovens até aos 35 anos têm hoje acesso à isenção de IMT e Imposto de Selo na aquisição da compra de habitação própria e permanente. 
Comprar casa na Europa

Impostos na compra da casa: Portugal no top 10 dos países mais caros

O custo dos impostos na compra de uma habitação na Europa pode variar desde zero até milhares de euros, consoante o país. Trata-se, praticamente, de uma “roleta fiscal” para adquirir um imóvel. Algumas zonas de Espanha e da Bélgica são as mais caras em termos fiscais, enquanto compradores em certas regiões da Suíça não pagam nada, segundo uma análise do Financial Times.
Taylor Swift

Segundas habitações de luxo nos EUA enfrentam o ‘imposto Taylor Swift’

O Estado de Rhode Island, no nordeste dos EUA, vai implementar em 2026 o chamado “imposto Taylor Swift”, um tributo sobre segundas residências avaliadas em mais de um milhão de dólares (cerca de 860 mil euros). Outros estados, como a Califórnia ou Montana, já aplicam impostos semelhantes sobre imóveis de luxo. O nome deste imposto deve-se ao facto de a famosa cantora possuir uma magnífica mansão na exclusiva zona costeira de Watch Hill, avaliada em 28 milhões de dólares (24 milhões de euros). Especialistas acreditam que esta medida poderá travar investimentos em casas de luxo nas regiões onde for aplicada.
IMI e VPT de imóveis

IMI aumenta 9,75% à boleia da atualização automática do VPT

É caso para dizer: atenção proprietários de casas. Isto porque o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) a pagar já em 2025 deverá aumentar 9,75%, devido à atualização do Valor Patrimonial Tributário (VPT) dos prédios urbanos, que é atualizado de três em três anos e foi revisto em 2024.
Pagar IMT

Revenda de prédios: propriedade horizontal anula isenção de IMT

A aquisição de um imóvel para revenda tem, à partida, um benefício em sede de Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT). Mas o imposto terá mesmo de ser pago se se tratar de um prédio dividido para depois ser transacionado por frações, em regime de propriedade horizontal – e desta divisão resultar uma alteração do Valor Patrimonial Tributário (VPT).
imposto único de circulação

Prazo de pagamento do IUC: o que precisas saber?

Com este artigo ficas com as ferramentas necessárias para cumprir as tuas obrigações fiscais no que diz respeito ao pagamento do IUC, o Imposto Único de Circulação.Embora este seja um encargo habitual para quem tem um veículo, nem sempre é claro como e quando deve ser pago.
jovens dentro de carro recém comprado

IUC: mudanças no pagamento entram em vigor em 2026

A partir do próximo ano, todos os veículos estarão sujeitos a novas regras no pagamento do imposto de circulação, uma mudança que pode impactar a tua organização financeira. Agora, terás de liquidar o imposto obrigatoriamente até ao final de fevereiro.