Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Impostos

Últimas notícias sobre "Impostos" publicadas em idealista.pt/news

Casas milionárias podem agravar IMI dos “vizinhos”

As vendas de casas por valores milionários poderão mudar a forma como o Fisco olha para determinadas zonas em termos de cobrança de impostos e fazer subir, por consequência, o IMI da vizinhança.

Notícia sobre:

Assim vão ser tributadas as empresas que passem a SIGI

O que acontece se uma sociedade anónima for transformada num Organismo de Investimento Coletivo, por exemplo, um fundo de investimento imobiliário? O Fisco veio esclarecer as regras a aplicar.

Notícia sobre:

Proprietários podem estar a pagar IMI a mais, diz Deco (sabe se é o teu caso)

A Deco voltou a deixar o aviso: alguns consumidores podem estar a pagar IMI a mais. Isto porque as Finanças não atualizam automaticamente a idade das casas, nem o seu coeficiente de localização, que muda a cada três anos.

Notícia sobre:

Fisco perde mais de 5 mil milhões de euros em dívidas incobráveis

Os contribuintes deviam mais de 20.000 milhões de euros ao Fisco no ano passado, mas deste valor mais de 5.000 milhões foram considerados incobráveis. Os impostos com os montantes mais elevados de dívida considerada irrecuperável são o IVA e o IRC.

Notícia sobre:

IMI superior a 500 euros: termina este mês prazo para pagar 2ª tranche

Se és um dos quase 700 mil proprietários de imóveis em Portugal a que lhes corresponde um IMI superior a 500 euros - e que não pagaram a totalidade do imposto em maio passado - fica a saber que tens até ao final do mês de agosto para liquidar a segunda prestação junto das Finanças. A terceira tranche será cobrada em novembro.

Notícia sobre:

Receitas dos municípios do Norte disparam “à boleia” do imobiliário

Os municípios do Norte, sobretudo os que se encontram nos territórios de baixa densidade, viram as receitas subir “à boleia” da reavaliação do Valor Patrimonial Tributário (VPT) dos imóveis. O IMT e o IMI dispararam. 

Notícia sobre:

AIMI aplicado a mais 50 mil imóveis de luxo num ano

O Adicional ao Imposto Municipal sobre Imóveis (AIMI), que incide sobre os imóveis com Valor Patrimonial Tributário (VPT) superior a 600 mil euros, abrangeu 486.845 mil imóveis em 2018, mais 47.134 – o equivalente a 10% – que no ano anterior (439.711 imóveis).

Notícia sobre:

Prazos de entrega do IVA mudam - e outras novidades sobre obrigações fiscais

Os contribuintes abrangidos pelo regime mensal de IVA vão passar a contar com mais cinco dias para liquidar o imposto - ou seja, até ao dia 15 do segundo mês seguinte ao que respeitam as operações. Já os que se enquadram regime trimestral, passam a ter até ao dia 20 do segundo mês a contar do trimestre do ano. Por outro lado, vai ser eliminada a prestação de garantia para dívidas de IRS e IRC até 5 mil e 10 mil euros, respetivamente.

Notícia sobre:

IUC mais baixo para carros importados - novas regras aprovadas no Parlamento

A partir de 2020, a fatura do IUC vai baixar para os proprietários de veículos com matrícula na União Europeia (UE) anterior a 2007 e importados para Portugal depois de julho de 2007. A alteração fiscal foi aprovada no Parlamento na passada 6ªfeira.

Notícia sobre:

Casas em centros históricos vão deixar de pagar IMI

É oficial. Todas as casas localizadas nos centros históricos classificados pela UNESCO - Porto, Guimarães, Évora, Sintra, Angra do Heroísmo, Óbidos e Elvas - vão ficar isentas do pagamento do IMI.

Notícia sobre: