Apesar de ser obrigatório, desde 2010, que todos os novos edifícios com garagem estejam preparados para o carregamento de carros elétricos, na prática, a rede elétrica nem sempre permite cumprir essa exigência. A falta de potência e a ausência de postos de transformação continuam a dificultar o carregamento de veículos nas garagens de muitos prédios.
Os carros elétricos têm vindo a ganhar uma popularidade crescente nos últimos anos, revolucionando o setor automóvel com a sua tecnologia inovadora e amiga do ambiente. No entanto, estes veículos dependem fortemente da rede elétrica para o seu carregamento, o que pode levantar preocupações em s
Estás a pensar comprar um carro elétrico e queres aproveitar os incentivos do Estado? Já arrancaram as candidaturas aos apoios para a aquisição de veículos elétricos em 2025, com algumas mudanças significativas face aos anos anteriores.
As escovas do limpa para-brisas são um elemento fundamental do carro, e por isso mesmo, devem estar em boas condições para poderem executar a sua função.
As candidaturas a um apoio global de 15,5 milhões de euros para a compra de veículos de emissões nulas abrem em 31 de março, anunciou o Ministério do Ambiente e Energia. “Já se encontram publicados no ‘site’ do Fundo Ambiental dois avisos para a apresentação de candidaturas ao incentivo à intro
As candidaturas aos apoios para a compra de veículos elétricos em 2025 vão abrir esta semana, revelou a ministra do Ambiente no Parlamento. Maria da Graça Carvalho adiantou ainda que o Governo vai reforçar as verbas para o apoio à aquisição deste tipo de veículos, sendo que no ano passado não houve pedidos suficientes para esgotar a verba disponibilizada.
Estudos recentes da Consumer Reports sobre a satisfação e fiabilidade das marcas automóveis mostram que a Rivian, a BMW e a Tesla foram as três mais populares em 2024, mas longe de serem as mais fiáveis. Quando se trata de fiabilidade, marcas japonesas como a Subaru, Lexus e Toyota tiveram um melhor desempenho. A satisfação é representada pela percentagem de proprietários que voltariam a comprar um automóvel da mesma marca, enquanto a fiabilidade é baseada nos dados do inquérito proprietário da Consumer Reports.
O mercado automóvel aumentou 5,6% em Portugal no ano passado, em termos homólogos, atingindo 249.269 veículos, segundo dados divulgados recentemente pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP).
Cada país europeu tem regras de trânsito diferentes para diferentes estradas e autoestradas. Na Alemanha, por exemplo, não existe limite de velocidade nas autoestradas, embora seja recomendável não ultrapassar os 130 km/h, uma vez que a grande maioria são privadas e pagas. É na Polónia e na Bulgária que os limites são mais elevados, até 140 km/h, enquanto em Malta o máximo é de apenas 80 km/h, devido às limitações geográficas do país.
A espanhola iPark Estacionamientos y Servicio, que está presente em Espanha e Portugal – países onde é líder de mercado –, investiu 12 milhões de euros num parque de estacionamento no Porto, que terá 315 lugares. São ao todo três pisos subterrâneos que ocupam uma área de 19.200 metros quadrados (m2).
O carro é um veículo fundamental no nosso quotidiano. No entanto, a viatura que tanta utilidade tem para nós acaba por necessitar de cuidados regulares.
A Assembleia Municipal do Porto aprovou, por maioria, a aquisição, por três milhões de euros, de um parque de estacionamento na zona de Miguel Bombarda, Cedofeita e Carlos Alberto, no centro histórico, para retirar os carros do espaço público.
Quando tens animais de estimação e queres fazer uma viagem de carro, é importante verificares os passos necessários para fazeres uma viagem segura, confortável e de acordo com a lei portuguesa.
Segundo a lei do Código da Estrada, os animais são denominados como “carga” e têm condições necessá
Os custos associados ao carro são o principal obstáculo à compra ou troca de uma viatura em Portugal, sendo essa a principal razão que faz com que a maioria das pessoas (17%) não esteja a pensar fazê-lo. Esta é uma das conclusões a retirar do estudo Observador Automóvel 2024, realizado pelo Cetelem, marca comercial do grupo BNP Paribas Personal Finance.
Londres (Reino Unido) é a cidade no mundo onde há mais trânsito, com os condutores a demorarem 37 minutos e 20 segundos (37m20s) para percorrer 10 quilómetros. Seguem-se no top três do ranking Dublin (Irlanda) e Toronto (Canadá), com 29m30s e 29m, respetivamente. São cinco as cidades portuguesas que integram a lista, entre as 387 analisadas no Índice de Tráfego elaborado pela TomTom, relativo a 2023.
Ter um carro elétrico revela-se uma boa decisão. Este tipo de carro tem grandes vantagens. Atualmente, já é possível carregar o carro elétrico em diversos locais de norte a sul do país, mas também em casa.
Em 2022, o tráfego médio diário nas autoestradas portuguesas já tinha sido o mais alto desde 2008 e, nos primeiros nove meses deste ano, ainda houve mais viaturas a circular do que em todo o ano transato. Entre janeiro e setembro deste ano, registou-se um aumento de 10% na circulação média diária nas autoestradas face ao registo médio de tráfego de todo o ano de 2022. Isto apesar do preço das portagens ter subido, bem como dos combustíveis, em alguns momentos do ano.
A renovação automatizada da Carta de Condução está disponível a partir desta segunda-feira (16 de outubro de 2023), através da aplicação móvel Id.gov, e visa nesta fase os condutores até aos 50 anos, disse à Lusa o secretário de Estado Mário Campolargo.
Convenhamos, turbulência é coisa que ninguém gosta. Ainda que saibamos que o avião é o transporte mais seguro do mundo, poucos são aqueles que se sentem profundamente relaxados enquanto andam de avião.
No final de 2022, havia em Portugal 1,5 milhões de automóveis a circular com mais de 20 anos. Trata-se de um número que representa mais de um quarto (26%) do parque automóvel, bem mais que no passado: em 2000, por exemplo, os carros com mais de duas décadas de vida representavam apenas 1% do total.
O Parlamento Europeu (PE) aprovou hoje a proposta da Comissão Europeia que proíbe a comercialização na União Europeia (UE) de novos automóveis ligeiros de passageiros e comerciais exclusivamente movidos a combustíveis fósseis a partir de 2035.
Em 2022, o custo médio mensal da utilização de um carro em Portugal é de 1.160 euros por mês, encontrando-se o país no quarto lugar de um ranking que integra 22 países. A liderar a lista está a Suíça, onde ser dono e usar um carro custa nada mais nada menos que 1.313 euros em média por mês. À frente de Portugal encontram-se ainda Noruega (1.249 euros) e Países Baixos (1.166 euros). Em causa estão dados que constam no Car Cost Index, um estudo anual realizado pela LeasePlan que analisa o custo de ter e de manter um automóvel.
O Governo entregou uma proposta ao Parlamento no passado dia 4 de outubro, que vem eliminar benefícios fiscais "desadequados ou desnecessários". E uma das alterações vai afetar as autocaravanas e automóveis fabricados antes de 1970. O diploma propõe acabar com a taxa reduzida do Imposto Sobre Veículos (ISV) das autocaravanas, bem como revogar a isenção do mesmo imposto sobre carros antigos. Ambos os veículos deverão passar a ser tributados de acordo com a taxa normal a partir de 1 de janeiro de 2023.
Recebe as nossas últimas notícias no teu endereço eletrónicoSubscrever