Renegociar o spread do crédito habitação é boa opção?

Spread do crédito da casa a subir: renegociar com o banco é boa opção?

As famílias com crédito habitação, sobretudo as que têm os empréstimos indexados às taxas Euribor variáveis, estão a sentir (e muito) no orçamento os efeitos das subidas das taxas de juro, com a prestação da casa a disparar nos últimos tempos. Pode haver formas, no entanto, de reduzir o valor da mensalidade a pagar ao banco. A redução do spread é uma das hipóteses em cima da mesa. Explicamos tudo sobre este tema no artigo desta semana da Deco Alerta.
Concessão de crédito habitação

Crédito habitação na Zona Euro: BCE regista “forte queda” na procura

A procura por crédito para aquisição de habitação na Zona Euro registou a maior contração de toda a série histórica no último trimestre de 2022. Este cenário reflete os efeitos da subida das taxas de juro, do maior pessimismo dos consumidores e da deterioração das perspetivas do mercado imobiliário, conforme aponta o Banco Central Europeu (BCE). A queda na procura por crédito habitação foi, sobretudo, sentida na Alemanha e na França. Em Portugal também foi registada uma diminuição.
Subida das prestações da casa em 2023

Euribor atinge máximo em dezembro: como ficam as prestações da casa?

As famílias entraram em 2023 a apertar o cinto devido à alta inflação. E, agora, quem quiser avançar com a compra de casa com recurso a crédito habitação tem de se preparar para pagar mais. Isto porque as taxas de juros dos empréstimos da casa estão a subir à medida que o Banco Central Europeu (BCE) decide aumentar os juros diretores para travar a inflação na Zona Euro - já aumentaram em 250 pontos base. Este cenário tem dado ainda mais gás à subida das taxas Euribor e, por conseguinte, às prestações da casa, tal como mostram as simulações do idealista/créditohabitação.