Vistos gold: câmaras ajudam a promover o novo programa

As câmaras municipais, a agência para o investimento e comércio externo (Aicep) e os organismos das áreas da cultura e da ciência vão ser responsáveis por promover as obras, os projetos, as investigações ou o património que podem ser alvo de investimento estrangeiro, ao abrigo do renovado programa de atribuição de vistos gold. As autarquias ainda não sabem, no entanto, como operacionalizar estas novas competências.
Vistos gold: Miguel Relvas também terá pedido favores para agilizar processos

Vistos gold: Miguel Relvas também terá pedido favores para agilizar processos

O ex-ministro-Adjunto Miguel Relvas também poderá estar envolvido no processo “Labirinto”, que investiga casos de corrupção na concessão de vistos gold. Em causa está um alegado pedido a António Figueiredo – um dos arguido no processo – para agilizar alguns processos de atribuição de vistos, levando o então presidente do Instituto de Registos e Notariado (IRN) a falar com Manuel Palos, ex-diretor do SEF e também arguido neste processo.
Vistos gold: rede envolve pedido de cunhas a Miguel Macedo

Vistos gold: rede envolve pedido de cunhas a Miguel Macedo

O esquema de corrupção na atribuição de vistos gold era gizado pelo presidente do Instituto dos Registos e Notariado (IRN), António Figueiredo, e dependia de intermediários chineses como Zhu Xiaodong e Xia Baoliang, que angariavam compatriotas interessados em receber vistos a troco de investimentos imobiliários superiores a 500.000 euros.