Conflito em Israel preocupa BCE

Guardiões da economia internacional preocupados com guerra em Israel

A incerteza na economia mundial voltou a agravar-se desde o passado dia 7 de outubro, quando o grupo islamita palestiniano Hamas avançou com um ataque sem precedentes a Israel, que gerou uma reação israelita imediata, com o cerco da Faixa de Gaza. Os desenvolvimentos deste conflito no Médio Oriente têm sido acompanhados com olhar atento pelos organismos internacionais, desde o FMI à Comissão Europeia. O Banco Central Europeu (BCE) admite mesmo haver riscos sobre a evolução da inflação na Zona Euro, por via do potencial aumento dos custos da energia. E todo este cenário pode comprometer as metas do regulador europeu, que se pode ver obrigado a aumentar as taxas de juro diretoras, depois de ter feito uma pausa nas subidas em outubro. O idealista/news conta agora qual é o possível rumo da inflação, dos juros do BCE e do comportamento do PIB, a par de outras variáveis, com a ajuda de especialistas e dados oficiais.
PIB de Portugal cresceu em 2022 para máximos de 1987

PIB cresceu 6,7% em 2022 – é a maior subida desde 1987

A economia portuguesa cresceu 6,7% em 2022, a taxa mais elevada desde 1987. Na variação trimestral, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu, no quarto trimestre do ano passado, 3,2% em termos homólogos. Em causa estão dados divulgados esta terça-feira (28 de fevereiro de 2023) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Recessão económica no mundo

Recessão económica global é esperada em 2023, diz consultora

Todos os fatores macroeconomicos parecem estar reunidos para que a tempestade económica se forme a nível mundial. A inflação está nos níveis mais elevados das últimas décadas em vários países. E os bancos centrais de todo o mundo estão empenhados em subir os juros diretores para fazer baixar a escalada de preços, reduzindo o consumo das famílias e o investimento das empresas. Com este cenário como pano de fundo, a Centre for Economics and Business Research (CEBR) afirma que é esperada uma recessão económica global já em 2023.
Preço das casas a subir em Portugal

Preço das casas e endividamento público em Portugal preocupam a CE

A Comissão Europeia destacou esta terça-feira, dia 22 de novembro, “preocupações” sobre Portugal relacionadas com o aumento dos preços das casas, com “sinais de sobrevalorização”, e os níveis de endividamento público e privado, apontando a “persistência de desequilíbrios” macroeconómicos.