Se trabalhas a recibos verdes, há novidades importantes que te podem afetar já este verão.
Em 2025, o Presidente da República promulgou um diploma que introduz mudanças relevantes nas regras do IVA.
O gesto de cobrar IVA pelos bens que vende ou pelos serviços que presta faz parte do quotidiano de muita gente. Todos os que passam recibos verdes ou que têm de gerir uma empresa, sabem que há que lidar com o IVA. No entanto, em determinados contextos, pode existir isenção de IVA.
Hoje, a reabilitação urbana conta com a taxa de IVA a 6%, se as obras forem realizadas em áreas de crítica recuperação ou reconversão urbanística ou no âmbito de operações de reconhecido interesse público nacional. Mas o Governo socialista quer restringir a aplicação do benefício fiscal apenas a “empreitadas de reabilitação de edifícios localizados em áreas de reabilitação urbana”, segundo se lê na proposta legislativa do “Mais Habitação”.
um empresário em nome individual que use a sua casa como escritório não vai poder, em 2011, deduzir na declaração de iva a totalidade do imposto que suportou.
os clubes de futebol que arrendem os seus estádios a terceiras entidades para o desenvolvimento de práticas desportivas não precisam de pagar iva.
o eurostat confirmou ontem o crescimento de 0,3 por cento no segundo trimestre deste ano face aos três meses anteriores, e de 1,5 por cento, face ao período homólogo, em portugal, abaixo da média comunitária de 2 por cento.
a sugestão é do secretário-feral da ocde e tem o aval de josé sócrates: para tapar o buraco orçamental e ter mais receitas, o governo poderá recorrer a um aumento do iva. a verificar-se este cenário, em 2011 portugal será o país da zona euro com o iva mais alto (23%), apenas a par da grécia e d
Recebe as nossas últimas notícias no teu endereço eletrónico Subscrever